Webrooming: o que é?

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Webrooming: o que é?

A mudança de comportamento do consumidor já não é uma novidade. Atualmente, as pessoas estão muito mais presentes em redes sociais, interagindo, comentando e fazendo avaliações de suas preferências. Com essa mudança, temos também a mudança do mercado. Afinal, empresas e lojistas devem se adaptar às tendências de compra para não se tornarem obsoletos. Dentro desse aspecto, temos o Webrooming.

O Webrooming traz em si o contrário do conceito de Showrooming. O Showrooming é o ato de ir até a loja física para realizar uma pesquisa sobre determinado produto ou serviço. Já o Webrooming torna tudo isso mais prático e online.

Ou seja: o cliente não vai mais até a loja física para decidir o que vai comprar, mas faz isso pela internet, pesquisando características do produto e comparando preços com concorrentes.

Como oferecer uma boa experiência Webrooming?

Segundo a GFK – empresa que realiza pesquisas sobre o mercado – três em cada quatro pessoas fazem consultas na internet antes de adquirir um determinado produto. Além disso, uma pesquisa divulgada pela Forrester Research (empresa que fornece informações relevantes sobre o consumidor) apontou US$ 1,8 trilhão em vendas resultantes do Webrooming nos Estados Unidos no ano de 2017, em comparação a US$ 1,2 trilhão em 2012. Isso aponta um crescimento muito relevante para o mercado.

Porém, não só de comparações de preços vive o consumidor Webrooming. O usuário procura também uma boa experiência dentro da sua loja online.

A Merchant Warehouse, empresa de inovações em pagamentos, publicou alguns dados que nos trazem perspectivas sobre essa tendência de mercado.

A pesquisa nos mostra que 36% dos consumidores pedem, na loja física, o mesmo desconto dado na loja virtual. Isso mostra o quanto é importante a integração e unificação de todos os seus canais de venda. Além disso, 47% dos consumidores preferem não pagar pelo frete, e 73% deles se sente atraído por algum tipo de desconto. Por isso, instigue o seu consumidor a adquirir na sua loja por meio de promoções, cupons de desconto, isenção de frete, entre outros recursos.

Sabendo disso, é muito importante oferecer, para o usuário, uma boa experiência nos seus canais de venda, principalmente no meio online. Confira se a navegação da sua loja virtual está intuitiva e de fácil entendimento. Deixe os contatos da sua empresa bem visíveis e, caso você tenha também uma loja física, certifique-se de que seus canais de venda estão unificados, tanto nos preços, como no atendimento.

Quer saber mais sobre este assunto? Venha bater um papo com a gente!

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