Utilize o Storytelling em seu e-commerce para atrair a atenção do público

Storytelling é uma palavra da língua inglesa que está relacionada com a arte de contar histórias. E, convenhamos, isso não é nada novo! Apenas nomearam algo que acontece desde muito antes da invenção da escrita (onde as histórias eram retratadas através de desenhos) e está enraizada em nossa sociedade de forma onipresente: TODOS criam e contam história sobre qualquer coisa, seja de maneira escrita, falada ou desenhada – não tem como fugir! Vamos falar mais sobre esse assunto que atraiu a atenção dos profissionais de marketing para conseguir prender a atenção do público-alvo para a sua empresa de maneira indireta e subjetiva:

Conheça o Storytelling

Existe história por trás da escolha do seu nome, da origem do seu sobrenome, da vida dos seus pais, das lendas, da formação da sua cidade, da história do seu país, da criação do Planeta Terra, das culturas, das fotos, das obras de arte, dos nossos sonhos, dos nossos pensamentos, das brincadeiras de crianças, dos designs dos produtos, enfim, seria humanamente impossível listar todos os itens.

Portanto, vamos generalizar: absolutamente tudo carrega uma história, seja ela rebuscada ou não. Podemos dizer que contar e ouvir histórias é uma forma natural de expressão da mente humana. O dramaturgo, poeta e autor Miguel de Cervantes (1547-1616) diria que “a história é émula do tempo, repositório dos factos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro”. Ou seja, ela está presente em todos os momentos!

O termo veio para nomear algo que fazemos desde sempre: desenvolver, contar e adaptar histórias. Para definir melhor a ideia, vamos pegar emprestada a definição dada pelo National Storytelling Network (NSN): “Storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras”.

Storytelling aplicado ao Marketing de Conteúdo

O Storytelling é um método aplicado no Marketing de Conteúdo com a finalidade de contar histórias interessantes, significativas e relevantes de maneiras eficazes para encantar e conquistar a empatia dos consumidores, atraindo a atenção deles para a empresa. Importante: a mensagem deve ser criada em cima de algum objetivo!

São utilizados, na maioria das vezes, recursos audiovisuais para transmitir a mensagem, mas qualquer forma é bem-vinda: pode ser texto, imagens, quadrinhos, qualquer coisa, a melhor escolha sempre será aquela que o seu público-alvo se relaciona melhor, portanto, você deve conhecer muito bem eles para conseguir fazer uma mensagem que seja personalizada e assertiva.

A importância do Storytelling

Bom, você deve estar se perguntando qual a importância do Storytelling. As histórias possuem uma vantagem muito grande: quando feitas de maneira certa, elas cativam a audiência, prendem a atenção, são persuasivas (muito mais do que invasivas), resignificam experiências, geram identificação, despertam emoções, seduzem com facilidade, enfim, possuem diversas qualidades!

E quer saber o que seu e-commerce ganha com isso? Você conseguirá atrair tráfego qualificado, aumentará as taxas de conversão, venderá mais, estreitará a relação com o consumidor final e tornará sua empresa conhecida e numa boa posição no mercado, afinal, bons conteúdos ficam na memória do cliente e são lembrados por muitos e muitos anos.

Conclusão

Vimos que o objetivo do Storytelling é gerar gatilhos mentais através da história contada. Esse processo emocional influencia na decisão de compra dos usuários e coloca a sua marca como referência no mercado. Mais do que um consumidor, você ganhará um engajador da marca, que divulgará o seu conteúdo para outras pessoas, a fim de fazê-las ter a mesma sensação que eles tiveram.

Por fim, para encerrar o texto, gostaríamos de apresentar uma frase do autor britânico Neil Gaiman “as histórias que você lê quando está na idade certa nunca te abandonam. […] Às vezes você vai esquecer o que aconteceu precisamente, mas se uma história te toca, vai ficar com você, assombrando lugares em sua mente que você raramente visita”.

Essa frase deveria servir como mantra para quem quer trabalhar com o Storytelling, justamente pelo fato de que é preciso produzir uma boa história para conseguir emocionar, entreter e persuadir o receptor.

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