Up Selling e Cross Selling: como aumentar o ticket médio da sua loja

Up Selling Cross Selling - Up Selling e Cross Selling: como aumentar o ticket médio da sua loja

Up Selling e Cross Selling: como aumentar o ticket médio da sua loja

Existem diversas estratégias para alavancar as vendas do seu e-commerce. Muitas dessas nos mostram como trazer o consumidor até a loja. Outras nos mostram como fidelizar o consumidor que já comprou. Porém, existem duas estratégias específicas para o consumidor que já chegou até a sua loja virtual e está a um passo de efetuar uma compra: Up Selling e Cross Selling.

Muitas lojas virtuais já possuem um público específico, mas desejam aumentar o ticket médio da empresa. Se você está buscando isso, essas duas estratégias foram feitas para o seu negócio.

Cross Selling

Em sua tradução, Cross Selling significa “venda cruzada”. Como a própria tradução já diz, a estratégia tem como objetivo oferecer, ao consumidor, produtos relacionados ao que ele está comprando.

Muitos lojistas e empresas conhecem essa técnica como “compre junto”. Ou seja: quando o usuário adiciona um item ao carrinho, ele será direcionado a outros que também podem ser de seu interesse. Com isso, a loja virtual induz a compra de mais um produto, e, consequentemente, aumenta o ticket médio da sua loja.

Outra dica interessante dentro dessa mesma estratégia é oferecer dois produtos juntos, com um preço menor do que estaria no carrinho. Desta forma, o usuário percebe que estaria adquirindo uma promoção de dois produtos, e sente-se atraído pela oferta.

Mas importante: vincular a compra de um produto ao outro é ilegal. A ação é denominada “venda casada”, e é proibida por lei. Você pode sim permitir uma compra em conjunto, desde que permita também a compra individual deste produto.

Up Selling

O Up Selling é uma técnica que consiste em oferecer um desconto para um produto de valor superior ao que seria comprado. O objetivo é agregar valor ao produto mais caro, mostrando sua melhor qualidade e vantagem ao adquirir o mesmo com desconto oferecido pela loja.

O intuito é mostrar ao consumidor que é mais vantajoso economizar em um item mais caro e mais completo, do que economizar em um item mais barato.

Assim, além de incentivar o consumidor a comprar algo relativamente mais caro, você proporciona o benefício de um produto mais completo.

Por onde começar?

Agora que você já entendeu o conceito básico das duas estratégias, é hora de colocar a mão na massa. Muitas pessoas acham que, por serem estratégias de venda relativamente simples, o Up Selling e o Cross Selling não precisam de um planejamento prévio nem de uma percepção de público. Porém, vale ressaltar novamente que qualquer ação feita sem planejamento está fadada a não ter sucesso.

Por isso, conheça seu público e personalize ofertas de acordo com seus interesses. Analise cada segmento de cliente e ofereça produtos de acordo com a condição financeira de cada um.

Utilize as estratégias mesmo depois da compra. O Cross Selling, por exemplo, pode ser utilizado por meio de ofertas de produtos relacionados.

E, por fim, utilize o histórico de compras do cliente a seu favor. Tenha um banco de dados e considere as informações de compra de cada cliente em específico. Só assim você conseguirá oferecer as melhores ofertas, para o público correto.

Com essas estratégias e dicas, sua loja virtual pode aumentar o ticket médio e crescer dentro do segmento. Mantenha-se atento às novas tendências e tenha um planejamento detalhado para todas as estratégias que for utilizar.

Sucesso e boas vendas!

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