Unboxing: embalagens que vão surpreender e fascinar seu cliente!

Sabe aquela sensação prazerosa que tínhamos quando criança ao desembrulharmos presentes em aniversários ou datas comemorativas? Esse sentimento é resultado de uma ação neuroquímica no nosso cérebro~, responsável pela percepção do prazer e recompensa, o que é mais intenso no período da infância nessas ocasiões.

 

No entanto, mesmo atingindo a fase adulta, muitos de nós ainda experimentamos uma felicidade instantânea ao abrimos uma embalagem. Isso acontece mesmo quando esse “presente” tenha sido comprado por nós e dado para nós mesmos.

 

Esse fenômeno é o que chamamos de Unboxing Experience, algo que está sendo implementado e estudado por muitos lojistas de Comércio Eletrônico.

 

Quer saber mais sobre essa experiência que está fascinando os clientes? Então continue a leitura!

 

Significado de Unboxing Experience

Em uma tradução bastante literal, o termo significa “experiência de tirar da caixa”. Em outras palavras, é a sensação que temos ao desembalar presentes ou produtos.

 

Origem

O fenômeno começou a ser explorado no começo dessa década, entre os anos de 2010 e 2011. Essa foi a época quando youtubers passaram a fazer vídeos caseiros retratando o momento em que produtos chegavam em suas casas e eram desembalados, despertando bastante interesse e curiosidade do público.

 

Assim, esse tipo de vídeo acabou virando febre, o que fez com que muitas empresas patrocinassem youtubers para que eles fizessem o unboxing de seus produtos, investindo, é claro, em suas embalagens e embrulhos.

 

Unboxing e E-commerce

Acompanhando todo esse processo de viralização dos vídeos de unboxing, muitos lojistas tiveram a ideia de proporcionar também essa experiência aos seus clientes comuns, estimulando-os a comprarem mais.

 

Foi aí que o “casamento” entre o Unboxing e o Comércio Eletrônico teve início. O relacionamento tornou-se frutífero e benéfico para ambos os lados.

 

A importância do Unboxing Experience

Todos sabemos que a concorrência entre as lojas de comércio eletrônico está cada vez mais acirrada. Certamente, isso torna a internet um verdadeiro campo de batalha.

 

Por isso, qualquer detalhe pode fazer a diferença na hora de se destacar. Investir em embalagens chamativas que condizem com o perfil do seu público é um desses detalhes. Isso porque um embrulho bem feito reforça a sua marca e faz com que o cliente tenha uma experiência tão impactante ao ponto de comentar com outras pessoas (o famoso marketing boca a boca).

 

A sabedoria popular diz que clientes satisfeitos são clientes que voltam para comprar. Agora, imagine se o cliente ficar satisfeito e ainda surpreendido com a embalagem? Certamente, ele comprará muito mais e virará um defensor da sua marca, não é mesmo?

 

Por isso o Unboxing Experience é tão importante para um e-commerce!

 

Dicas para implementar essa experiência na sua loja

1) Invista na qualidade do material da embalagem

Um bom pacote é aquele que o consumidor quer guardar, mesmo que ele já não precise desse embrulho para armazenar o produto.
Por esse motivo, investir em um material durável e resistente é tão importante. Isso porque, a cada vez que for vista, aquela embalagem evocará uma lembrança da experiência com o produto, podendo fazer com que o cliente volte a comprar com a sua loja.

 

2) Personalize de acordo com o seu tipo de público

O design da embalagem deve ser condizente com o perfil majoritário dos seus clientes. Se a sua loja for de artigos esportivos, por exemplo, uma boa ideia é apostar em um visual descolado, com cores vibrantes e descontraídas.

 

Já se o seu e-commerce for focado em antiguidades e peças colecionáveis, então provavelmente o perfil de público seja um pouco mais velho. Por isso, o design da embalagem deve conter cores mais frias e estampas sóbrias.

 

3) Ofereça algo a mais

Uma boa alternativa para surpreender o cliente ao abrir a embalagem do seu produto é inserir brindes. Pode-se também mandar cartões personalizados (de preferência, escritos à mão).

 

Além disso, você pode até mesmo entregar uma amostra de outra mercadoria que a sua loja venda, como algum cosmético em frascos menores, por exemplo. É uma ótima oportunidade para fazer propaganda e fidelizar o cliente.

 

4) Capriche nos elementos sensoriais

Você já pensou em borrifar uma colônia suave e unissex (preferencialmente hipoalergênica) na caixa do produto? Pode ser uma ótima maneira de cativar o cliente pelo olfato!

 

Além disso, pode-se também embrulhar os produtos em papeis macios ou felpudos para estimular o tato, por exemplo.

 

Conclusão

Como pudemos perceber, o Unboxing Experience pode ser a “cereja do bolo” na hora da fidelização de clientes. Assim, é sendo uma ótima maneira para fortalecer o nome da marca no mercado e ficar à frente da concorrência.

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