O e-commerce tem se modificado, consequentemente, o público atraído e o modo como se estabelecem as interações também. Mutação notória e perceptível, entretanto números indicam uma realidade ainda mais diferente e expressiva do que o imaginado.
Diversos consumidores que antes não cultivavam interesse, agora passam a ser uma importante parcela e ocupam posição de destaque nas pesquisas cujo tema é compra online.
A terceira idade tem marcado presença nos sites de e-commerce, a exemplo disto, pesquisas apontam que dentre os norte-americanos, o público que mais consome produtos online tem entre 56 e 66 anos de idade e gastam o dobro que os consumidores entre 18 e 22 anos, que há pouco eram majoritariamente dominantes na web.
Eis alguns dados de extrema relevância da pesquisa “What do Mature Consumers Want?” idealizada pela A.T. Kearney (consultoria):
• 68% dos consumidores de 60-64 anos usam cotidianamente a internet;
• 49% dos usuários de 60-64 anos são e-consumidores;
• 41% dos internautas de 65-79 anos compram online;
• 29% maiores de 80 anos fazem uso da web.