Social Selling: a importância de cultivar um bom relacionamento com seus clientes

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Social Selling: a importância de cultivar um bom relacionamento com seus clientes

O Social Selling é um assunto cada vez mais abordado quando tratamos de Marketing Digital. Atualmente, o consumidor é muito presente nas redes sociais. Segundo a Forbes, revista de negócios, cerca de 95% da população brasileira que utiliza a internet com frequência está presente nas redes sociais.

Diante disso, a presença das empresas no mundo digital se tornou imprescindível. Utilizar as redes sociais como um auxílio para geração de vendas tem se tornado muito funcional. Por isso, muitas empresas estão adotando meios de comunicação como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros.

Mas lembre-se: as redes sociais são um meio de relacionamento com o seu consumidor, e nunca um canal de venda direta.

Mas afinal, o que é Social Selling?

O Social Selling é uma estratégia que coloca as empresas nas redes sociais com a finalidade de criar relacionamento, interatividade e levar o consumidor para loja virtual, o que, consequentemente, gera mais vendas.

Para que isso aconteça, é necessário seguir uma série de passos com base em técnicas de marketing digital.

A maioria dessas ações são feitas no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin, que atualmente são as plataformas mais acessadas no Brasil. Em cada uma dessas redes sociais é necessário ter uma comunicação bem definida de como a empresa se porta e como irá oferecer conteúdo de interesse do seu público alvo.

Devo investir em Social Selling?

O Social Selling pode ser considerado uma oportunidade de crescimento. Além disso, quando uma campanha de marketing é elaborada, há diversos objetivos em torno dela. Um deles é a captação de leads.

Além disso, estar presente em uma rede social compatível com o seu negócio é a forma que sua empresa tem de se relacionar com consumidor ou possível consumidor. Isso leva as pessoas a criarem empatia pela marca, o que resulta em vendas e/ou fidelização de público.

Um estudo do Linkedin Soluções de Vendas mostra que, com essa estratégia, é possível ter:

  • 45% mais oportunidades;
  • 51% mais possibilidades de atingir suas metas;
  • 80% mais produtividade.

Como aplicar?

Compreender o conceito é simples, mas aplica-lo é um pouco mais complexo. Veja a seguir algumas etapas que irão ajudar você a seguir pelo caminho certo.

– Marque presença no meio on-line: seja pessoal, acessível e mostre interesse em sanar qualquer dúvida que seu consumidor tenha. Deixe bem claro que você está lá para ser o parceiro dele.

– Identifique clientes: com as redes sociais, é possível ter informações pessoais sem muito esforço. Utilize essas informações ao seu favor e vá direto no seu consumidor. Mostre que você tem o que ele precisa, e como isso irá facilitar sua vida.

– Tenha valor, e não somente preço: poste artigos interessantes para seu público alvo. Compartilhe novidades e mostre sempre estar antenado com os assuntos de seu segmento. Demonstre relevância, afinal, sua empresa é autoridade no seu segmento.

– Use a Regra 80-20: a regra 80-20 é fundamental para seus posts e para o conteúdo do seu meio de comunicação. De acordo com a regra, 80% do seu conteúdo deve estar voltado para entretenimento, curiosidades e dicas, e apenas 20% para a venda. Dessa forma, sua audiência estará condicionada a interagir com sua marca, tornando a venda mais fácil.

– Interaja com seu público: as publicações no Facebook e Instagram costumam gerar comentários dos seus seguidores, e são fundamentais para aumentar a interação e criar intimidade com seu público alvo. Aproveite essas ações para responder sempre com soluções e conteúdos amplos relacionados a essa dúvida.

– Analise os resultados: fazer uma análise detalhada é fundamental para concluir quais técnicas trouxeram resultados positivos e quais ainda podem melhorar. A quantidade de vendas é um excelente medidor de desempenho, mas se tratando de Social Selling podemos contar também com a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos, por exemplo.

Dessa maneira, seu negócio poderá marcar presença nas redes sociais e, por consequência, criar um relacionamento do público com a marca.

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