Seu e-commerce: o antes, durante e depois da Black Friday

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Seu e-commerce: o antes, durante e depois da Black Friday

Diretamente dos Estados Unidos, a Black Friday aterrissou no Brasil em 2011 e teve uma aceitação muito boa, vindo a se tornar o maior evento de e-commerce do Brasil. Pesquisas mostram que, até 2017, o evento foi um sucesso, tanto para quem vende quanto para quem compra – e a tendência é continuar melhorando. A perspectiva para 2018 é animadora: com a economia se recuperando e as taxas de desemprego e juros caindo, a estimativa é que as vendas desse ano sejam tão boas quanto (ou melhores que) ano passado.
Ter uma loja virtual não é o suficiente para se destacar e ter sucesso nessa data, é preciso mais: é preciso se diferenciar, atrair a atenção do público e garantir uma ótima experiência de compra (e pós-compra). Ou seja, você não pode pensar nessa data como um evento, e, sim, como uma ação: o pré e o pós-Black Friday são igualmente importantes e ajudam a garantir o sucesso.

Aqui vão algumas dicas para seu e-commerce obter sucesso nessa data:

Antes

– Prepare sua equipe e mantenha-os com o atendimento afiado e humanizado: o consumidor busca uma experiência de compra, ele quer ser bem tratado, conseguir interagir de forma fácil com seus canais de comunicação, como e-mail e redes sociais.
– Identifique seu público: é importante descobrir onde eles estão, para fazer uma estratégia de marketing direcionada e que gere resultados. Além disso, descubra como eles gostam de consumir, para investir na plataforma mais adequada.
– Campanha de marketing: quanto mais perto do dia, mais caro são os anúncios e mais concorrentes você terá, portanto, é interessante pensar em estratégias para começar a divulgar antes, assim você poderá se destacar. Invista em uma comunicação eficiente e divulgue as promoções com antecedência.

Durante

– Controle seu estoque: venda somente o que você pode entregar. Não prometa aquilo que você não pode cumprir.
– O monitoramento das mídias sociais tem que ser de forma ativa. Acompanhe o desempenho de sua campanha em tempo real e, caso seja necessário, mude a estratégia.

Depois

– Pequenas ações com foco em reter clientes: é importante investir em estratégias para trazer o cliente de volta. Continue monitorando os canais de comunicação para projetar estratégias voltadas ao público que demonstrou interesse em sua loja. Utilize as informações adquiridas para produzir conteúdo específico para as pessoas, fortalecendo o relacionamento.
– Garanta a entrega dos produtos: o tempo de entrega é um dos fatores que mais influenciam na hora do cliente escolher onde comprará.
– Nunca descuide da pós-venda: as trocas geralmente levam a novas vendas. Continue com o atendimento humanizado.
– Pondere erros e acertos: para que nas campanhas seguintes de fim de ano, você não cometa os mesmos erros.

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