Saiba como e quando fazer boas ofertas em sua loja virtual

Saiba como e quando fazer boas ofertas em sua loja virtual - Saiba como e quando fazer boas ofertas em sua loja virtual

Saiba como e quando fazer boas ofertas em sua loja virtual

Algumas lojas optam por fazer promoções para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Mas às vezes, as ações acabam gerando prejuízos ao invés de lucros, toda ação de promoção precisa ser planejada.

Tanto em lojas físicas, como no e-commerce, as promoções são ações que agradam muito os consumidores. Um estudo da Hello Research mostrou o quanto as promoções influenciam na decisão de compra do cliente. Em 29% dos casos, realizaram uma compra por impulso, por conta da ação de promoção.

O que levar em consideração ao fazer uma promoção

Quando planejadas, as ações promocionais são benéficas para os lojistas. Porém é necessário ser bastante cauteloso, desde a seleção dos produtos em oferta, até o momento da compra. Sem uma organização, a promoção pode trazer o efeito contrário, gerando prejuízos ao bolso do empreendedor.

Sendo assim, é importante não fazer nenhuma ação por impulso, sempre analise bem e tenha um bom plano de objetivos.

São diversas as formas de fazer uma promoção. Isso acaba causando muitas dúvidas durante o processo, sendo complicado até mesmo definir o ponto de partida. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para fazer uma boa promoção em sua loja virtual, confira:

Determine o objetivo da campanha promocional

Fazer uma promoção sem qualquer planejamento é um erro muito comum para quem está começando agora a sua loja virtual. Afinal, qualquer atitude deve ter uma razão, por menor que possa parecer a iniciativa.

Por exemplo, você está fazendo uma promoção por qual motivo? Vender produtos que estão ficando obsoletos no estoque? Conquistar novos clientes? Lançar um novo produto, ou uma nova coleção? Ganhar publicidade?

Sempre que iniciar uma nova promoção o objetivo deve estar bem definido. Afinal, ele pode determinar quais tipos de estratégias você vai adotar.

Ofereça valor ao cliente

O comprador só irá perceber valor em sua promoção caso ela seja realmente significante para os seus interesses.

Ainda que seu objetivo principal seja acelerar a venda de um produto que está parado em seu estoque, é importante que ele não se sinta enganado pela promoção, e que os preços aplicados realmente ofereçam algo positivo.

A forma mais assertiva de fazer isso, é descobrir quais mercadorias o cliente busca, oferecer descontos gradativos, mix de produtos ou compras relacionadas, para que assim ele compre um item a mais, complementando o principal, de uma única vez.

Além disso, ações de personalização, como e-mails com o uso de uma linguagem mais informal, podem contribuir para o valor agregado, fazendo com que o consumidor se sinta parte daquela marca, e não apenas mais um número.

Conheça o público-alvo das promoções na loja

Definir e analisar o seu público alvo é a principal garantia que a campanha terá sucesso e atingirá os resultados esperados. Descobrir quem eles são, onde estão, quais são seus hábitos, quais redes sociais estão, e qual tipo de produtos estão buscando.

Também procure saber em quais canais eles preferem ser notificados, e quais os formatos de conteúdo preferem quando o assunto é promoção. Isso evita com que ele se sinta incomodado e acabem considerando a promoção como spam.

Atenção ao calendário do varejo

Todo mundo já espera as promoções de grandes datas, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, isso gera um aumento em suas vendas durante esses períodos. Mas com 365 dias à sua disposição, existem muito mais datas a serem exploradas quando o assunto é promoção.

Aposte no calendário de datas comemorativas, e aproveite daquelas que estejam relacionadas ao seu ramo, mesmo que indiretamente, para ativar as promoções.

Alguns exemplos de datas comemorativas menores, mas que podem trazer grandes resultados: Dia dos Professores, Dia dos Avós e Dia do Consumidor, podem ser utilizados para gerar mais vendas em sua loja. Vale também considerar até mesmo as datas importadas do calendário americano, como a Black Friday.

Não se esqueça: toda promoção deve ter um prazo

Lembre-se disso, toda promoção, para ser considerada, precisar ter um prazo. Quando uma campanha começa a se estender, perde-se o senso de urgência e valor, podendo criar a sensação de que a ação foi falsa.

Fixe um prazo e cumpra-o, mesmo se as vendas estiverem indo muito bem. Na próxima promoção, quem não adquiriu, irá comprar sem pensar duas vezes, com receio de perder mais essa promoção, uma vez que sabem que realmente é um período promocional, e não um blefe da sua loja virtual.

Crie estratégias de divulgação da sua promoção

Esse é um dos pontos mais importantes de como fazer com que sua promoção seja um sucesso.

Atualmente os meios de divulgação mais utilizados para internet são o Google Adwords, Rede de Display, Remarketing, Facebook Ads e Instragram Ads.

Com essas ferramentas é possível atingir seu público alvo com uma segmentação bem-feita e chamadas atrativas. Os valores de investimento vão de acordo com o seu orçamento, já que você quem determina quanto quer investir por dia, ou por período.

Valorize os clientes fiéis

Conquistar um novo cliente é muito mais caro que manter um cliente fiel. Esse consumidor sempre retorna à sua loja para fazer compras, seja para experimentar novos produtos, ou substituir os antigos.

Então aproveite essa fidelidade, faça algo além do simples relacionamento. Soluções como planos de fidelidade, brindes, promoções exclusivas, são uma excelente forma de manter o relacionamento com quem sabe reconhecer o valor de sua marca, lembre-se, um cliente satisfeito se torna um verdadeiro promotor de sua marca.

Relembre os clientes antigos de sua loja

Também existem aqueles consumidores que se interessam por sua loja, mas que por algum motivo pessoal, não compram nela há algum tempo. Para reativar o relacionamento com esse consumidor, vale a pena o envio de um e-mail oferecendo alguma vantagem, como vale presente ou um desconto para uma nova compra, mostrando que ele é um cliente importante.

Desse modo, as chances de ele retornar o quanto antes são grandes.

As promoções são uma ótima estratégia para conquistar novos clientes, “mimar” os fiéis e reativar os antigos, contanto que sejam planejadas previamente, para não prejudicar o seu caixa.

O mais importante é acompanhar todo o período de campanha e avaliar quais estratégias trouxeram bons resultados. Para isso, é necessário o acompanhamento diário das métricas, para apostar cada vez mais em ações assertivas.

Aproveite que o ano está ainda no começo, e temos diversas datas especiais pela frente, que tal colocar nossas dicas em prática?

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