Remarketing para e-commerce: o que é e quais são as vantagens?

Sabe quando você acessa um site e, logo depois, fica aparecendo anúncios dele em todos os lugares? Você abre o Facebook e está lá a propaganda da empresa na parte de anúncios. Rola um pouco o seu feed e encontra uma publicação patrocinada. Acessa o Instagram e, mais uma vez, um post sobre a loja. Pesquisa algo no Google parecido com o que foi visto anteriormente e vê a loja em destaque nos anúncios. Acha que isso é coincidência ou magia? Definitivamente, não é! Isso é o Remarketing em ação. Quer saber mais sobre essa estratégia, continue lendo esse artigo.

Sobre o Remarketing

Se tivéssemos que definir Remarketing através de um ditado popular, diríamos que seria aquele que diz “água mole em pedra dura tanto bate até que fura“. A princípio, acreditamos que você não tenha compreendido muito bem a relação, mas vamos explicar melhor: o remarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing que direciona os anúncios do Google Ads para aqueles usuários que estiveram em contato com a sua loja, ou seja, aqueles que demonstraram interesse em algo que você vende.

Um ponto importante é que esse anúncio aparecerá mais de uma vez para a mesma pessoa, com a intenção de impactá-la e fazê-la consumir em sua loja virtual: você vai relembrá-la sobre sua loja, suas ofertas e os produtos que ela demonstrou interesse em consumir, fazendo-a ponderar a compra, até se convencer de que vale a pena fechar o negócio – é por isso que a taxa de conversão aumenta. Percebeu como o ditado se encaixa na definição?

Como funciona

Vamos dar um exemplo: o cliente acessa sua loja, escolhe o que quer comprar, coloca o objeto no carrinho e, por algum motivo, sai da loja sem finalizar a compra. O ponto positivo dessa história é que o usuário deixou lá dados importantes para você: o primeiro é que ele confirmou que é parte do seu público-alvo, afinal, ele tem interesse em um produto seu; e o segundo é o fato de deixar o seu rastro.

Agora basta você usar isso a seu favor – é exatamente aqui que o remarketing entra. O rastro deixado é muito importante para você conseguir localizar o seu potencial cliente na internet para continuar interagindo com ele, relembrando-o do carrinho que ele abandonou, tentando fazê-lo mudar de ideia e voltar a sua loja virtual para finalizar a compra.

Talvez você esteja se perguntando sobre como o usuário deixa rastros ou como é possível encontrá-lo no meio de tanta gente? Fique tranquilo, você não vai precisar bater de porta em porta até descobrir onde ele está ou ter que virar detetive – o processo é mais fácil do que você imagina!

Quando um visitante acessa o seu e-commerce, uma marcação é feita em seu computador (chamamos de cookie), que será responsável por sinalizar onde ele está – isso ajudará na hora de exibir os anúncios. Ou seja, o Google identifica o carimbo deixado na máquina do usuário e exibe para ele de forma mais intensa anúncios relacionados àquela mesma loja virtual que ele acessou anteriormente, aumentando a chance de conversão.

Esses anúncios podem aparecer de duas formas: dentro de sites parceiros que abrem espaço para anúncios (é como se fosse um serviço de outodoor virtual), o que chamamos de Rede de Display, ou aparecendo nas páginas de resultado quando o usuário pesquisa algo relacionado (são aqueles links que aparecem com a tag “anúncio” quando você pesquisa algo no Google), que chamamos de Rede de Pesquisa.

Benefícios

Sendo assim, fica claro que o principal objetivo dessa estratégia é atrair o cliente novamente para a sua loja com o intuito de aumentar as conversões, mas os benefícios não param por aí, podemos citar alguns outros como:

– Melhor Segmentação: o remarketing proporciona uma segmentação melhor do público, porque trabalha exatamente em cima dos dados dos clientes que demonstraram interesse em sua loja virtual;

– Melhor Relacionamento: como você terá acesso às diversas informações preciosas sobre as ações que os clientes realizaram dentro do seu e-commerce, será possível conhecer melhor o público do seu nicho e estabelecer um relacionamento mais pessoal;

– Anúncios Personalizados: sabendo quem é seu público e como ele se comporta, é possível atrai-lo e engajá-lo através de campanhas direcionadas com produção de conteúdo atrativo (materiais que atendam às necessidades deles).

Conclusão

Apesar de ser uma técnica de marketing digital bastante importante e que traz bons resultados, o segredo dela é não exagerar! O excesso de exibição de algo para o usuário pode provocar um cansaço da imagem da loja, assim, ao invés de trazê-lo de volta para a loja, irá espantá-lo.

Outro ponto importante é: sempre fique atento as métricas. Será a partir delas que você conseguirá avaliar se as suas ações estão trazendo resultados positivos para a sua loja – e, caso contrário, também será por elas que você avaliará o que é preciso mudar.

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