Prepare seu e-commerce para o Natal

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Prepare seu e-commerce para o Natal

O segundo semestre do ano comporta algumas das datas sazonais mais importantes para o comércio eletrônico: Dia dos Pais (segundo domingo de agosto), Dia das Crianças (12 de outubro), Black Friday (quarta sexta-feira de novembro) e Natal (25 de dezembro).

O Natal é uma data que possui bastante apresso pelos lojistas, porque é quando as vendas deles crescem, consequentemente, o fluxo de caixa aumenta e o ano começa mais tranquilo. Portanto, é interessante pensar em ações que integrem as datas, para que sua loja virtual obtenha o retorno esperado.

Dados sobre o e-commerce brasileiro

Os dados da Ebit mostram que houve um aumento expressivo nos valores de faturamento e número de pedidos de 2016 e 2017. Esses valores são referentes as vendas feitas entre 15 de novembro e 24 de dezembro, ou seja, inclui o período da Black Friday que, em 2017, correspondeu a 1/4 do faturamento do setor.

Em 2016, o e-commerce faturou nessa data sazonal R$7,7 bilhões. No ano seguinte, houve um aumento de 13%, chegando a R$8,7 bilhões. A expectativa para 2018 é que haja um aumento, ultrapassando os R$9 bilhões. Os produtos que mais faturaram foram telefonia (21,0%), eletrodomésticos (20,2%), eletrônicos (11,8%), informática (8,7%) e casa e decoração (8,3%), mas todos os setores são bastante visados.

O número de pedidos também subiu de 16,8 milhões para 19 milhões, tendo uma expansão de 13,3%, sendo 1 ponto percentual a mais do que foi estimado para esse período. As principais categorias, em volume de pedido, foram moda e acessórios (13,5%), eletrodomésticos (12,3%), casa e decoração (10,4%), telefonia (9,5%) e perfumaria e cosméticos (7,6%).

Prepare-se para o natal

Há algumas atitudes importantes a se tomar na hora do planejamento. Primeiramente, descubra o que mais vende no Natal olhando seu histórico de compras do ano anterior e fazendo pesquisa de palavras-chave para saber o que é mais procurado nesse período específico. Outra estratégia é atingir aqueles que já visitara sua página com anúncios (remarketing).

Você pode pensar em oferecer frete grátis para alguns produtos que sejam mais caros e possuem baixo custo de frete ou para determinados lugares. Se isso for prejudicar seu orçamento, arme uma ação em que envolva frete grátis para aqueles que fizerem compra de múltiplos produtos, assim, seu ticket médio aumenta também.

Dicas para vender mais

Separamos algumas dicas para movimentar seu e-commerce durante o Natal e aumentar seu faturamento:

1. Layout

O setor de casa e decoração possui números altos de pedidos, porque nessa época, as casas e os estabelecimentos entram no clima natalino e “vestem a camisa”, decorando os locais para receber os convidados e clientes. Por que não fazer isso em sua loja virtual também? Aposte em um design profissional para a sua plataforma com banners personalizados em clima natalino.

2. Plataforma

É muito importante ter uma plataforma profissional, que tenha uma excelente usabilidade. Isso, unido ao design profissional, fará com que o consumidor tenha prazer em consumir além de proporcionar uma boa experiência de compra.

3. Logística

Na hora de realizar o planejamento das estratégias que serão utilizadas, você não pode esquecer que, devido aos eventos de novembro e dezembro, os sistemas de entrega saem da rotina e podem provocar atrasos. Definitivamente, o cliente não quer ter que inventar que o Papai Noel atrasou a vinda esse ano! Portanto, calcule os prazos de entrega já pensando nesses possíveis atrasos – é melhor receber antes do que depois!

4. Atendimento

Prepare sua equipe para atender o consumidor da melhor maneira possível. As ações que merecem destaque são: comunicação simplificada e em múltiplos canais, atendimento sem demorar e interação ativa. Não coloque obstáculos na comunicação, independente do assunto. Uma boa experiência de compra é diretamente influenciada pela forma como a pessoa é atendida. Aposte nisso para conquistar o cliente.

5. Pós-venda

É no pós-venda que começam os trabalhos para você conquistar aquele cliente e fazê-lo retornar para uma outra compra. Ele deve ser assistido em todas as etapas e até mesmo depois da entrega do produto. É válido entrar em contato para saber se há alguma reclamação ou sugestão – querer saber o feedback é importante tanto para o cliente, que se sentirá querido, como para você, te ajudando a melhorar seu atendimento.

6. Campanhas

Aposte em criações de conteúdo exclusivos para a data natalina e não foque tanto no seu público-alvo – por exemplo: uma loja com produtos femininos pode muito bem atrair o público masculino que busca presente para a mãe, tia, irmã, namorada, esposa, filha, avó, etc. Portanto, vá atrás e chame a atenção das pessoas que estão considerando comprar presentes e não do seu público-alvo específico.

Conclusão

Como dito, o Natal é uma data que movimenta muito o comércio e, por isso, é bastante esperada pelos lojistas. Estima-se que a alta no faturamento, que foi apresentada nesse artigo, deve se repetir em 2018. Sendo assim, aproveite essa onda positiva para colocar em prática as dicas dadas nesse artigo, assim, você terá um melhor desempenho e aumentará suas vendas.

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