Produzir conteúdo para a internet tem diversos desafios como produzir algo exclusivo, saber dispor as informações e, principalmente, prender a atenção do leitor. Para as empresas, existe ainda outro objetivo: o de utilizá-lo como ferramenta de marketing em seu próprio site, blog ou e-mails marketing.
Sendo assim, é importante conhecer os padrões de leitura para posicionar o conteúdo e causar grande impacto em seu público. Sabendo que alguns estudos indicam o padrão de leitura em F com foco acima da dobra, ou seja, tudo o que aparece imediatamente sem rolar a página, veja algumas dicas para potencializar suas campanhas:
• A mensagem mais importante deve estar no topo;
• Links de ação também devem estar acima da dobra;
• Faça newsletters precisas e sucintas;
• Utilize mapas de calor em seu planejamento;
• Tenha e-mails e newsletter personalizados e fuja dos estilos de ‘anúncio’, para não ser ignorado;
• Dentro do e-mail, utilize imagens para chamar atenção a pontos específicos;
• Faça testes com o layout constantemente;
• Certifique-se de que o layout esteja guiando os leitores corretamente, testando todos os links;
• Títulos fortes, parágrafos pequenos e listas dão certo;
Lembre-se: não basta ter um bom conteúdo, é preciso, também, mostrá-lo da melhor forma.
Sucesso!