O blog institucional é uma ferramenta muito poderosa. Quando utilizado com frequência e com publicações relevantes, você consegue divulgar os seus produtos e serviços e, como resultado, terá muitas vantagens. Continue lendo o artigo, temos certeza que vamos convencê-lo a criar um blog ou, caso já tenha, você passará a ser mais ativo nele!

Razões criar um blog institucional

Se você está aqui é porque quer saber sobre as outras vantagens que o blog traz para a sua empresa, certo? Adiantamos que existem diversos motivos, mas, neste artigo, citaremos aqueles que julgamos mais importantes:

1. Ajuda a fortalecer a empresa

Através do blog institucional, você pode postar conteúdos sobre questões que envolvem a empresa, dicas, novidades do ramo, tutoriais, análises de mercado, cases de sucesso, enfim, qualquer coisa que mostre que a sua empresa acompanha as inovações e tendências do seu segmento.

E sabe qual é o resultado disso? Quando sua empresa se mostra como autoridade frente ao assunto, ela passa confiança e credibilidade para o público, colocando-a como a melhor parceira na hora do cliente resolver suas necessidades, além de captar leads consistentes.

2. Melhora o ranking no Google

O blog institucional ajuda a melhorar o rankeamento da página da empresa nos sites de busca. Mas não é só ter um, você precisa seguir algumas regrinhas que chamam a atenção dos algoritmos e eles te darem uma posição melhor.

O principal ponto é o conteúdo. Estratégias de marketing de conteúdos são feitas para atrai o interesse do público. Assim, se esse conteúdo for relevante, informativo e postado de forma periódica, os usuários passarão a acompanhar as suas publicações e compartilhar o conteúdo com pessoas próximas.

Outro ponto são as técnicas SEO. Quando bem empregadas (título, palavra-chave, link building, meta description, entre outras), aumentam suas chances de você ser encontrado. Isso gera cada vez mais visita e o aumento nesse número mostra que seu conteúdo é relevante.

3. Atrai tráfego qualificado

O tráfego qualificado corresponde àquelas pessoas que acessam a sua loja virtual ou site com algum interesse no que você oferece. É nele que você precisa focar, afinal, de nada adianta você ter muitos acessos se não são daquelas pessoas que poderão vir a consumir algo (qualidade é bem mais importante do que a quantidade).

Você sabe como atrai-los? Primeiro, você precisa estar ciente de que o sucesso da sua empresa está diretamente ligado ao fato de conhecer o público-alvo, portanto, é necessário saber aonde e como encontrá-los e desenvolver conteúdos que despertam ou aumentam o interesse deles – esses conteúdos deverão ser postados no blog. O resultado não será nada mais, nada menos que atrair mais clientes, conquistar clientes fiéis e leads qualificados.

4. Melhora a presença da empresa nas redes sociais

Não basta só criar conteúdos bons e direcionados se eles não chegarem até o alvo. É fundamental divulgar o blog em outros canais de comunicação para levar o conteúdo para mais pessoas. E aqui entram as redes sociais.

A vantagem delas é que permitem um contato menos burocrático e mais informal com os usuários, o que acaba fortalecendo o vínculo com eles em mais de meios de comunicação diferente. Assim, você atrai muito mais seguidores e possíveis leads.

Conclusão

Apesar de tudo o que foi citado acima, nem todos dão o devido valor ao blog institucional. Isso muitas vezes acontece porque os resultados aparecem a médio ou longo prazo e as empresas tendem a focar em estratégias que trazem retorno a curto prazo – é preciso ter consciência de que uma empresa deve ter estratégias mais abrangentes combinadas a ações mais pontuais.

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