Palavras-chave long tail: saiba como elas podem melhorar suas vendas!

O nome pode até parecer um pouco confuso à primeira vista, mas a definição tem praticamente o mesmo sentido da tradução literal do termo para português, que é cauda longa.

 

Isso quer dizer que esse tipo de palavra-chave é literalmente mais longo, tendo no mínimo três termos. Dessa forma, ele permite que o cliente encontre com maior precisão o produto que está procurando.

 

Quer saber como as palavras-chave long tail podem alavancar os resultados do seu e-commerce? Então continue a leitura e descubra!

 

O conceito de palavras-chave long tail

Uma palavra-chave comum é geralmente formada por dois termos mais abrangentes e genéricos. Já as de long tail costumam conter três ou mais palavras e formar uma frase. Nessa última, as buscas são mais específicas e personalizadas.

 

Do ponto de vista do cliente

Por exemplo, se o usuário digitar “palavras-chave” no buscador do Google, ele receberá resultados bastantes genéricos. Esses resultados podem estar associados a diferentes variáveis. Alguns exemplos podem ser: “conceito de palavras-chave”, “palavras chave no SEO”, “palavras-chave no e-commerce”, “palavras-chave long tail” etc.

 

Já se ele buscar por “palavras-chave long tail” ou ainda “como inserir palavras-chave long tail”, o retorno das buscas será muito mais específico. Consequentemente, ele acessará com muito mais rapidez o conteúdo certo que resolverá seus problemas ou dúvidas.

 

Do ponto de vista da loja virtual

Para a empresa, as vantagens de inserir palavras-chaves mais longas são inúmeras. Isso porque elas aumentarão consideravelmente as chances de o cliente certo (aquele que tem maiores possibilidades de comprar seu produto) chegar até a loja virtual.

 

Por exemplo, se o nicho do e-commerce for de venda de joias, uma boa palavra-chave long tail para inserir seria “aliança de casamento com diamante”. Isso porque ela captará aquele cliente que tem um problema (encontrar um tipo específico de aliança) que será solucionado dentro da página da sua loja.

 

Em outras palavras, a loja atrairá o público certo no momento que ele estará mais propenso a realizar a ação esperada pela loja. No caso, essa ação é a compra do produto ou serviço.

 

A importância de investir nesse tipo de palavra-chave

Definitivamente, a internet virou uma arena de disputa de sites pelas primeiras posições no buscador do Google. Por isso, nesse cenário de concorrência acirrada, vale tudo (ou pelo menos quase tudo) para se destacar e ficar bem posicionado nas buscas orgânicas.

 

Inclusive, uma maneira de fazer isso é explorar nichos mais específicos dentro de um grande nicho, o que pode ser feito por meio das palavras-chave long tails.

 

Por terem um menor volume de buscas, esse tipo de palavra-chave também possui menor concorrência. Como consequência, isso facilita o melhor posicionamento da página no Google.

 

Além disso, há outro aspecto muito importante, que é a questão da fase do cliente no funil de vendas. Entenda melhor a seguir.

 

Funil de vendas e palavras-chave long tail

Em síntese, um funil de vendas é uma representação da jornada do cliente do momento em que ele tem o primeiro contato com a empresa até a concretização da compra. Geralmente, costuma ser representado desta forma:

 

Consciência → Reconhecimento do problema → Decisão de compra

 

O topo do funil (Consciência) é a fase que o cliente não tem conhecimento de que tem uma necessidade ou problema. Isso é, ele não está buscando por nenhum produto específico.

 

Já o meio do funil (Reconhecimento do Problema) é o momento em que o cliente já tem consciência de que há uma necessidade a ser sanada. Inclusive, ele já estudou o assunto na fase de consciência.

 

Por fim, temos o fundo de funil (decisão de compra). O cliente nessa etapa já passou por todo o processo de educação do marketing de conteúdo e sabe exatamente o que quer. Assim, é o que está mais pronto para a finalização da compra.

 

Dessa forma, o cliente que encontra sua loja por meio das palavras-chave long tails muitas vezes se encontra nas fases finais do funil, já sabendo o que quer e por que o quer, faltando somente um “empurrãozinho” para que a compra seja finalizada.

 

É por isso que as estatísticas mostram que as taxas de conversão são muitos maiores quando as palavras-chave long tails são utilizadas na página de e-commerce ou no blog corporativo da empresa.

 

A escolha das palavras-chave long tail

Infelizmente, não é tão fácil inseri-las na página sem ter pelo menos algum conhecimento sobre SEO. Não adianta fazer Uni Duni Tê ou tirar na sorte, porque, para trazerem resultado, as palavras-chave de cauda longa precisam ser bem planejadas e pesquisadas.

 

Para isso, existem empresas profissionais especializadas nessa área. Elas saberão como inserir de modo natural e otimizar esse tipo de palavra-chave na sua página.

Conclusão

Como visto, as palavras-chave long tail são ótimas para aumentarem a taxa de conversão de vendas do seu e-commerce. Isso porque elas atraem clientes qualificados que já têm interesse em produtos específicos vendidos na sua loja.

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