Para ter um ótimo texto em seu blog, não basta escolher um bom assunto. É preciso refletir, também, no formato em que você irá discursar. Neste sentido, muitas pessoas acabam escolhendo a “pirâmide invertida”, a mesma usada no jornalismo, que aborda primeiro as questões mais importantes do assunto e termina com as menos relevantes.
Na internet, é diferente. O importante é manter o scroll, e para isso o usuário deve ter “fome” do seu conteúdo. Com a pirâmide invertida não há impulso ou motivação para que ele continue lendo em sua página, já que o que importava já foi dito nas primeiras linhas.
O ideal é que as informações valiosas sejam soltas durante todo o artigo. Veja alguns formatos em que é possível agir desta forma:
Pirâmide
Com o formato pirâmide uma história é contada em partes, de modo que cada fase se baseie no que foi dito antes e, apenas no fim do texto seja possível entrelaçar as ideias e entender todo o contexto e a “lição” final.
Lista
A lista já é bastante usada no ambiente virtual. É uma forma didática de passar conteúdo e acredite, atrai muitos leitores!
Yin e yang:
Este formato oferece soluções rápidas. O problema é exposto e a solução é dada. Aqui, vale a pena convidar outros colaboradores especializados na questão, para esclarecer a dúvida com maior propriedade e dando maior segurança ao leitor.
Lego:
No formato “lego”, uma grande ideia é apresentada e sua explicação é fragmentada. Os tópicos irão explicar melhor o conceito geral e aprofundar o tema.
Neste texto, usamos o formato de “lista” para explicar, de maneira simples e fácil, alguns formatos de texto que podem ser usados em blogs, além de proporcionar uma leitura dinâmica.
Os usuários da internet são ágeis e não são muito adeptos à linearidade na telinha. Por isso, inove com formatos diferentes para o seu texto e não esqueça: levar conteúdo de qualidade para seus usuários é o mais importante!
Sucesso!