O pagamento em seu e-commerce: gateway e intermediadores

Os gateways e intermediadores de pagamento são sistemas que atuam como “pontes” de integração. Eles ligam o cliente, a loja virtual e as instituições financeiras. Vamos falar sobre as características de cada um deles, que são bastante vantajosas para quem procura segurança, conforto, eficiência, automação e agilidade na hora de gerenciar as vendas.

Formas de Pagamento

Antes de mais nada, vamos falar de formas de pagamento. É importante ressaltar que, num e-commerce, o pagamento pode ser realizado de várias maneiras como cartão de crédito, cartão de débito, boleto, transferência bancária ou depósito bancário, além de outras formas personalizadas.

Assim, é aconselhável que seu e-commerce possua o maior número possível de opções de pagamento. Dessa forma, ele conseguirá aumentar a chance de sua loja atender às necessidades de todos os clientes, reduzir as taxas de abandono de carrinho e converter mais vendas.

Como escolher as melhores formas de pagamento?

As melhores formas de pagamento são aquelas que o seu mercado pede. Isso é, aquelas que o seu perfil de cliente pede e, para saber isso, deve-se fazer um mapeamento. Uma dica, caso você seja novo na área, é analisar as formas utilizadas por seus concorrentes.

A partir disso, deve-se avaliar quais formas de pagamento se adaptam melhor à sua realidade. Além disso, é preciso considerar a cobrança de taxas, prazos para recebimento do pagamento, facilidade de integração, segurança (para o você e seu o cliente) etc.

Tendo as formas de pagamento escolhidas, vamos prosseguir com a decisão sobre gateway de pagamento e intermediadoras.

Gateway de Pagamento

Trata-se de um sistema vinculado ao passo do pagamento online. Ele tem a função de coletar os dados do cliente e transmiti-lo para as instituições financeiras (como bancos e operadoras de cartões). Assim, no caso, para as formas de pagamento que você escolheu e que já se afiliou.

Resumidamente, trata-se de uma ponte entre o seu cliente e a forma de pagamento, oferecendo opções variadas que sua loja não teria se trabalhasse com o cliente em contato direto com as instituições.

Algumas características do Gateway

Com o gateway de pagamento, sua loja poderá ter:

Checkout transparente: o que significa que seu cliente colocará os dados do cartão de crédito, por exemplo, direto na sua loja. Assim, ele não será  desviado para a página da instituição financeira, causando desconfiança e possível fuga;

Atualização automática de status de pedido: ou seja, você não precisa entrar no sistema de cada instituição para ver se foi confirmado ou não. Isso porque o gateway faz esse trabalho retornando, automaticamente, o status de cada pedido feito em sua loja;

Captura automática: a cobrança é autorizada instantaneamente e passa de “autorizado” para “pago”. Assim, o lojista possui a garantia de que receberá o valor daquela transação.

Intermediador de Pagamento

Também chamado de subadquirentes ou facilitadores, o Intermediador de Pagamento funciona como uma ponte entre sua loja e as instituições financeiras (adquirentes).

Assim, você não precisará se afiliar à nenhuma instituição financeira ligada às formas de pagamento que escolheu. Sua afiliação é direto com o Intermediador e é ele que tem suas próprias afiliações com às instituições.

Trata-se de uma forma mais fácil e ágil de ativar formas de pagamento em sua loja.

Algumas características do Intermediador

As principais características de um Intermediador de Pagamento são:

Você pode trabalhar com uma variedade de bandeiras sem precisar firmar diferentes acordos com várias empresas. Dessa forma, o lojista será eximido de assinar contratos com bancos e empresas de cartão, facilitando o processo. Além disso, também oferece serviço de antifraude;

Se o intermediador escolhido não oferecer checkout transparente, ele será o padrão, sendo realizado fora da loja virtual. Ou seja, na hora de concluir a compra, o cliente é encaminhado para o site do intermediador de pagamento, onde precisará se cadastrar e finalizar a compra por esse canal.

Atualização automática de status de pedidos. Assim como acontece nos gateways, o status do pedido (confirmado ou cancelado) altera-se de forma automática.

Conclusão

Afirmar qual das duas opções de pagamento é melhor dependerá mesmo das necessidades de cada negócio, porque isso irá variar conforme alguns aspectos, como segurança, custos, facilidade, conveniência para o cliente, entre outros.

Se for possível, tenha as duas modalidades ativadas, simultaneamente, em seu e-commerce, porque quanto mais opções de pagamento sua loja virtual tiver, maior é a chance de agradar seu cliente e, assim, você garantirá bons resultados em vendas.

Caso contrário, confie em seu mapeamento de perfil de cliente e concorrência, analise as condições atuais da sua loja e sua capacidade financeira e inicie apenas com a modalidade que for possível, mas não se esqueça de que, quanto mais correto iniciar o seu negócio, maiores são suas chances de crescimento.

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