Micro tédio: saiba como usar a favor de sua loja

14 blog - Micro tédio: saiba como usar a favor de sua loja

Micro tédio: saiba como usar a favor de sua loja

O smartphone é a nossa melhor companhia para os momentos tediosos, como filas de supermercado, banco e esperas em geral. Todo minuto fica menos entediante quando podemos nos distrair utilizando aplicativos, games ou redes sociais. Isso é micro tédio.

Não importa a idade ou classe social, já não conseguimos mais viver sem celular nos dias de hoje. Estamos sempre com o aparelho por perto e, para muitos, o smartphone é a primeira atividade ao acordar.

Segundo um estudo realizado pela Millward Brown, instituto de pesquisa, o brasileiro passa aproximadamente quatro horas por dia usando o celular. É a média mais alta do mundo, seguida por China, Estados Unidos, Itália e Espanha.

A pesquisa Mobile Report, realizada pelo IBOPE (instituição de pesquisa), elencou os maiores momentos de uso do smartphone pelos brasileiros. Dentre os usuários, 48% mexem no celular antes de dormir. Os momentos de espera também não ficam muito atrás, totalizando 46%, seguidos por acessar o dispositivo enquanto assiste tevê (34%), assim que acorda (24%) ou no banheiro (20%).

Com isso, vemos uma grande oportunidade de utilizar o micro tédio e interagir com o consumidor, aproveitando estes momentos para que o usuário crie um relacionamento com a marca.

A mBlox (companhia de pesquisa e informação) promoveu uma pesquisa com 4 mil jovens entre 18 e 24 anos. As perguntas foram sobre seus hábitos de compra, principalmente com dispositivos mobile. Dentre essas pessoas, 1/3 gosta de receber avisos de promoções pelo celular. Além disso, 1 em cada 3 pessoas já fizeram compras pelo smartphone. Dentre os mesmos entrevistados, 9 em cada 10 passam mais de cinco horas por dia conectados.

Agora que já temos essas informações, precisamos entender como criar uma comunicação para chamar a atenção do público.

Como atrair os consumidores durante os momentos de micro tédio?

Existem algumas maneiras de atrair seu público alvo para seu site enquanto eles usam seus celulares:

  • Anúncios em jogos;
  • Anúncios em aplicativos;
  • Anúncios nas redes sociais;
  • Links patrocinados (Google Adwords).

Além dessas maneiras, você pode utilizar a gamificação e micro interação, ferramentas que buscam o engajamento do seu público com a sua marca.

Gamificação

A Gamificação diz respeito a um conjunto de técnicas que, quando executadas com precisão e eficiência, facilitam a interação entre loja virtual e consumidor. Isso pode acontecer por meio de brincadeiras e atividades lúdicas.

A essência da técnica é estimular, através de aplicativos de caráter lúdico, a curiosidade e competitividade do público, gerando assim, interação e diversão. O ideal é propor desafios que, quando completados, geram recompensas como descontos, brindes, entre outros.

Micro Interação

Micro interação é uma estratégia utilizada para fornecer recompensas a algumas atividades corriqueiras, como uma avaliação, envio de um e-mail ou até mesmo clicar no botão. Utilizar a micro interação durante essas ações é tornar pequenas experiências em momentos divertidos e cativantes.

Um bom exemplo disso é o utilizado pelo Facebook: agora, se você escreve a palavra “parabéns” em algum post ou comentário, sua tela se enche de balões e serpentinas.

Pode parecer uma atitude pequena, mas gera uma boa experiência e cativa seu consumidor, criando um vínculo entre o usuário e a marca.

Por isso, trabalhar com esses formatos pouco convencionais pode ser uma grande estratégia para seu negócio. Aliar sua marca à diversão e interação é um ótimo caminho para manter um relacionamento saudável e duradouro com seu cliente.

Comentários