Melhore a usabilidade de seu e-commerce para vender mais

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Melhore a usabilidade de seu e-commerce para vender mais

Segundo Jakob Nielsen, diretor da Norman e Nielsen Group (empresa de pesquisa e análise de dados) e pesquisador de assuntos relacionados a usabilidade, “a usabilidade é um atributo de qualidade que avalia quão fácil uma interface é de usar” ou “a medida de qualidade da experiência de um usuário ao interagir com um produto ou um sistema”.

Podemos perceber que ambos os significados mencionados acima possuem um ponto chave em comum: a experiência do usuário – antes de falar mais sobre usabilidade, é preciso definir esse conceito muito importante.

Também conhecido como User Experience (experiência do usuário ou simplesmente UX), esse fator define os sentimentos, reações e percepções do cliente ao fazer compras em uma plataforma de loja virtual.

Podemos dizer que a experiência do usuário é influenciada por alguns aspectos, como usabilidade, utilidade, valor, credibilidade, acessibilidade e o fato de ser encontrado e desejado – veja bem, a usabilidade está dentro do UX!

UX e usabilidade

Como vimos, a usabilidade é um dos itens que compõe esse mundo do user experience. Essa palavra está cada vez mais presente em nossa rotina, seja de forma teórica ou prática, e vem evoluindo constantemente seu significado para trazer esse conceito cada vez mais perto da nossa realidade. Mas o que é a usabilidade propriamente dita?

Tanto o UX como a usabilidade avaliam a qualidade da interação. A diferença está no fato de que o primeiro envolve os aspectos que influenciam na vivência do cliente (afinal, estamos tratando de uma experiência) e a segunda envolve as percepções e respostas do usuário.

Para compreender melhor a diferença, o UX está na forma como o consumidor conhece a sua empresa, no acesso a loja virtual, no layout, nos próprios produtos, na organização, no sentimento dele naquele momento, na hora do checkout, na entrega, enfim, está em todas as etapas pré, durante e pós-venda. Já a usabilidade está mais na disposição e no acesso aos produtos, na facilidade em comprar, nas informações expostas de forma clara, etc.

Usabilidade no e-commerce

Mas qual é a importância da usabilidade em um e-commerce? Ela pode ser usada como uma das maneiras para aumentar as taxas de conversão e fidelização, criar uma boa experiência de compra e manter o diferencial competitivo forte, porque todos esses pontos são influenciados pela forma como o cliente navega em sua loja virtual.

Em linhas gerais, podemos considerar que uma plataforma de loja virtual possui boa usabilidade quando consegue passar as informações de forma rápida e fácil, sem deixar nenhum obstáculo significativo para o cliente localizar o que quer, deixando-o à vontade para navegar da forma como bem entender.

Vantagens

Você tem uma plataforma com indicativo claro do que a loja oferece, quais caminhos o usuário pode seguir (não o deixando se perder), com navegação simples e informações com fácil acesso? Se sua resposta for afirmativa, ponto para você!

A usabilidade torna seus clientes leais, melhora a experiência de compra, reduz a taxa de abandono de carrinho e aumenta a taxa de conversão e o ticket médio. Fica claro, portanto, que ela é uma das condições necessárias para o sucesso do seu negócio.

Como melhorar a usabilidade do seu e-commerce

Mencionaremos a seguir alguns dos pontos importantes para melhorar a usabilidade do seu e-commerce, deixando-o mais agradável para quem navegar nele:

– Público-alvo: mapear os interesses do seu público garante criar algo que seja condizente com eles, baseado nas características gerais e preferências para proporcionar uma boa experiência de navegação;

– Organização: é muito importante ter um e-commerce com design bem organizado, onde o cliente possa procurar os produtos sem enfrentar muitos obstáculos;

– Segurança: através de informações expostas de forma clara e com fácil acesso sobre os selos de segurança, telefone, endereço da loja virtual e garantias de troca, você passa uma sensação de segurança aos clientes, assim, ele não abandonará a compra;

– Checkout: conte com um checkout rápido, seguro e com menos burocracia para não minar a vontade do cliente de consumir em sua loja virtual, agindo dessa forma, o problema de abandono de carrinho pode ser reduzido e, consequentemente, as taxas de conversão aumentam; e

– Ambiente próprio para mobile: a maior parte dos acessos em lojas virtuais são feitos através de dispositivos móveis – isso mostra a importância de ter também uma versão mobile friendly (ambiente amigável). Portanto, além de ser um ponto importante para melhorar o ranqueamento orgânico em páginas de pesquisa (SEO), um ambiente próprio para mobile impacta diretamente na experiência do cliente.

Conclusão

Como vimos, a usabilidade tem o intuito de proporcionar a melhor experiência de consumo para o cliente. Sendo assim, ela pode influenciar na credibilidade e reputação de uma loja virtual, além de melhorar as taxas de conversão, volume de vendas e ticket médio.

Pensar nessa estratégia é muito importante, porque pode vir a se tornar um dos maiores diferenciais competitivos da sua loja perante a concorrência, afinal, nem todas as empresas entendem a importância da usabilidade.

Portanto, para ter uma loja virtual com boa usabilidade, com todos os itens mencionados (e muito mais), invista em uma plataforma robusta, profissional e completa, com navegação otimizada e funcional.

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