Google Analytics: métricas e resultados da sua loja virtual

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Google Analytics: métricas e resultados da sua loja virtual

As métricas são um dos pontos principais para otimização da sua empresa, principalmente a navegação da sua loja virtual. A partir dos resultados obtidos, você consegue saber se sua comunicação está sendo efetiva e transmitindo a mensagem de venda. Para isso, existe o Google Analytics.

A ferramenta permite que você tenha acesso a uma série de dados do seu e-commerce, medindo e monitorando o desempenho. Com os dados obtidos, é possível gerar relatórios e traçar possíveis futuras estratégias para seu sucesso digital.

Por que é tão importante utilizar o Google Analytics?

Diferente de materiais off-line, a internet permite a mensuração de quem visitou um site ou um anúncio. Se você tem uma loja virtual e quer saber, por exemplo, de onde o seu usuário está acessando, isso é possível. Além disso, tempo de navegação ou páginas acessadas também são dados possíveis de analisar.

Esses dados são bastante importantes e devem ser analisados com atenção. Desta forma, sua loja virtual pode ser otimizada de acordo com os interesses do seu público.

Além disso, para falar com seu público, é necessário saber onde ele está e por quais meios chegou à sua loja virtual. Desta forma, é possível direcionar uma comunicação para aquele segmento de pessoas em específico.

Por isso, viemos te mostrar algumas métricas que auxiliaram no processo de otimização da sua loja virtual.

Tempo Real

Com essa funcionalidade, você consegue ter acesso ao número de pessoas que estão visitando a sua loja, além de fonte de tráfego (ou seja, por onde essa pessoa veio) e localização geográfica.

Visitantes

Com os dados de visitantes é possível saber a localização geográfica dos usuários (país, estado ou cidade). Além disso, é possível saber quanto por cento do seu lucro vem de visitantes novos ou visitantes antigos e, a partir dessa informação, traçar estratégias de marketing. Você pode apostar em fidelizar clientes ou conquistar novos compradores para sua loja: tudo depende de seus resultados.

Número de sessões

Essa é a métrica base da ferramenta, e é responsável por mostrar quantas vezes sua loja foi acessada. Além disso, é possível verificar quantas vezes cada página foi visualizada, junto com tempo médio de permanência e até número de usuários novos e antigos.

A taxa de rejeição também é uma métrica muito importante, e mostra a porcentagem de vezes em que uma pessoa entrou no seu site e saiu logo em seguida. Isso pode mostrar diversos cenários como um público de divulgação não compatível com o real público que se interessaria pela loja, ou até mesmo uma home pouco intuitiva.

Origem de Tráfego

Na parte de origem de tráfego, é possível verificar por qual meio o usuário chegou até sua loja virtual. Isso é fundamental para saber, por exemplo, se o SEO da sua loja está funcionando. Além disso, se você investe em campanhas pagas, como Google Adwords ou Facebook Ads, essa métrica é essencial para saber se a campanha está realmente sendo efetiva, ou seja, se está atraindo visitas e conversões para sua loja.

Com análises de dados e resultados, é possível fazer melhorias e otimizações, tanto em campanhas de comunicação, quanto em sua própria loja virtual. Aproveite essa ferramenta, e boas vendas!

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