Gamification: a estratégia que pode aumentar os resultados da sua loja virtual

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Gamification: a estratégia que pode aumentar os resultados da sua loja virtual

Já pensou em engajar seus consumidores de maneira divertida e ainda garantir mais vendas na sua loja virtual? O gamification, ou gamificação, é uma estratégia de marketing de caráter lúdico, que tem como objetivo fazer com que o cliente interaja diretamente com a marca.

Os jogos têm a capacidade de construir relacionamentos entre pessoas, despertando um lado dinâmico e criativo. Isso é a essência do gamification: extrair, da estrutura dos jogos, processos lúdicos e divertidos, inserindo num contexto e gerando impacto positivo sobre a marca.

Com o gamification, a marca cultiva um bom relacionamento e, por consequência, aumenta a chance de fidelização e conquista de novos clientes. A intenção da estratégia é fazer com que a pessoa cumpra passos e instruções, para que, no final do processo, ela conquiste alguma recompensa.

Como fazer utilizar o gamification de maneira eficiente?

O primeiro passo de todo processo ou planejamento é o conhecimento do seu cliente. Só desta forma você poderá oferecer a ele a melhor maneira de interação, de acordo com seus desejos e interesses.

Após isso, estabeleça um objetivo. Sua empresa deseja fidelizar? Conquistar novos clientes? Ou aumentar o ticket médio dos atuais? A partir desse objetivo, você poderá traçar as estratégias para o gamification da sua loja.

Envolva o consumidor pelo psicológico. Quando a pessoa é motivada por uma recompensa, o centro de prazer do cérebro é ativado, oferecendo sentimentos positivos. Esses sentimentos são diretamente vinculados à sua marca, levando à fidelização.

A partir dessas definições e conhecimentos, proponha um desafio. É importante que ele seja claro e objetivo, mostrando ao consumidor motivos para entrar no jogo. Torne o processo atrativo. Se tiver alguma dúvida, pergunte a si mesmo: eu entraria neste jogo? Se sim, por que?

Após o desafio, é hora instruções. O cliente deve receber ordens diretas e saber exatamente o que fazer para conseguir a recompensa. Seja objetivo e não se alongue nas explicações.

A partir do momento em que a pessoa se sente engajada, ela se torna mais propensa de falar a respeito da sua marca, e compartilhar a experiência nas redes sociais

Quais as possibilidades de gamification para lojas virtuais?

Existem diversas maneiras de utilizar o gamification dentro da loja virtual. Uma dessas maneiras é oferecer pontos a cada compra realizada. Segundo pesquisas de mercado, 48% dos consumidores se sentem interessados por lojas virtuais que permitem ganhar pontos fazendo compras.

A estratégia também pode ser utilizada nas redes sociais. Premie o consumidor que mais interagir, ou faça um concurso cultural com a foto ou frase mais criativa. A competitividade é um instinto inerente ao ser humano, e pode ser utilizado a favor da sua loja.

Outra opção muito interessante é oferecer emblemas. Ao utilizá-los, os consumidores ganham “categorias” de acordo com seu valor de compra. Consequentemente, essas categorias representam benefícios dentro da loja. Um exemplo é um consumidor que faz uma compra de R$ 50 e é “bronze”, e outro consumidor que faz uma compra de maior valor e recebe o emblema “ouro”. Com essa estratégia é possível aumentar o ticket médio do seu negócio.

Quais os benefícios do gamification?

Uma campanha de gamification é caracterizada por seu baixo valor de investimento e alta probabilidade de conversão em vendas.

Além disso, outra grande vantagem da campanha é a possibilidade de ser trabalhada de maneira inovadora e criativa. Afinal, se a temática são jogos e o universo lúdico, nada melhor do que ideias criativas, não é?

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