Faturamento do e-commerce nas datas sazonais de 2018

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Faturamento do e-commerce nas datas sazonais de 2018

O relatório sobre o comércio eletrônico brasileiro WebShoppers 39 (referente ao ano de 2018) acabou de sair e trouxe alguns dados interessantes. Um deles foi o faturamento do ticket médio e número de pedidos dos e-commerces nas datas sazonais mais conhecidas pelos varejistas, como Dia do Consumidor, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal.

Vamos falar mais sobre cada data neste artigo:

Dia do Consumidor

Abrindo a maratona de datas sazonais tradicionais importantes para o e-commerce, temos o Dia do Consumidor. A data é uma ótima oportunidade para movimentar o primeiro trimestre do ano. Oficialmente, o dia do evento é 15 de março. No entanto, por questões estratégicas, ele ocorre na quarta-feira da semana do dia 15 (em 2018, o evento aconteceu no dia 14 de março, sendo este o período analisado pelo Ebit).

A data faturou R$219 milhões, representando um aumento de 8% comparado ao mesmo período do ano passado, que teve faturamento de R$202 milhões. Além disso, foram realizados 521 mil pedidos realizados (no ano anterior foram 421 mil pedidos, aumento de 24%). Como resultado, o Dia do Consumidor vem sendo chamado de “Black Friday do primeiro semestre”.

Dia das Mães

Esse evento é comemorado sempre no segundo domingo de maio (em 2018, aconteceu no dia 13 de maio). No entanto, para a pesquisa, foram consideradas as movimentações entre 28 de abril de 2018 e 12 de maio de 2018. Definitivamente, o Dia das Mães honrou, mais uma vez, o seu título de uma das melhores datas para o e-commerce: faturou R$2,11 bilhões (aumento de 12% em comparação com o ano anterior, que foi R$1,88 bilhões). Foram 4,6 milhões de vendas realizadas e teve R$459,00 de ticket médio (alta de 10%).

Dia dos Namorados

Para o Dia dos Namorados, foram analisados os dados referentes aos dias 28 de maio de 2018 e 11 de junho de 2018. Foram 3,8 milhões de pedidos, faturou R$1,77 bilhões (aumento de 4% em comparação com o ano anterior). Ticket médio, por sua vez, foi de R$464,00. Os itens mais procurados são roupas, perfumes, cosméticos, calçados, jantares, etc.

Dia dos Pais

No segundo domingo de agosto temos o Dia dos Pais, outra data maravilhosa para o comércio eletrônico (em 2018, o evento foi dia 12 de agosto). O período analisado foi de 28 de julho de 2018 a 11 de agosto de 2018 e mostrou que o evento faturou R$2,09 bilhões. Comparado ao ano anterior, que faturou R$1,94 bilhões, houve uma variação financeira de 8%. Foram registrados 5,1 milhões de pedidos (em 2017, foram 4,2 milhões, alta de 22%) e ticket médio de R$409,00.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças acontece no dia 12 de outubro e, por causa do público-alvo do evento, é uma ótima oportunidade para a venda de brinquedos. Essa data sazonal faturou R$1,82 bilhões (alta de 5% ante os R$1,73 bilhão registrados em 2017). Foram registrados 4,5 milhões de pedidos (no ano anterior, foram 4,1 milhões – crescimento de 10%). O ticket médio foi de R$408,00 (foi considerado o período de 27 de setembro de 2018 a 11 de outubro de 2018).

Black Friday

Chegamos na data queridinha dos lojistas: a Black Friday. O evento acontece na quarta sexta-feira de novembro (em 2018, foi dia 23 de novembro). Ele foi responsável por 4,9% do faturamento total do e-commerce no ano de 2018!

Essa data sazonal faturou R$2,6 bilhões, alta de 23% comparado ao ano anterior (que foi de R$2,1 bilhões). O número de pedidos aumentou 13%, indo de 3,8 milhões para 4,3 milhões. Como consequência, o ticket médio também subiu, chegando em R$608,00 – os dados são referentes às vendas realizadas na quinta-feira (véspera do evento) e na sexta-feira (dia do evento).

A procura principal é por smartphones, TV e eletroportáteis, todos com alto valor, o que, consequentemente, influencia positivamente no ticket médio.

Cyber Monday

A Cyber Monday acontece na segunda-feira após a Black Friday. Essa dobradinha sazonal é muito bem vista pelos lojistas, que normalmente unem as datas para criar um evento só. Isso, como resultado, acaba prolongando as ofertas.

Considerando apenas as vendas realizadas no dia do evento (26 de novembro de 2018), temos 752 mil pedidos realizados. O faturamento foi de R$372 milhões e R$494,00 de ticket médio. Comparando com os dados de 2017, houve uma variação bastante expressiva de 20% no faturamento (ante os R$308,5 milhões) – o que mostra a importância da data!

Natal

Por fim, chegamos a última data sazonal tradicional: o Natal. Entre os dias 10 e 24 de dezembro de 2018, o comércio virtual faturou R$9,9 bilhões. Isso representou um crescimento de 13,5% em comparação com os R$8,7 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. Os pedidos, por sua vez, chegaram a 20,1 milhões (foram 19,06 milhões no ano anterior, expandindo 5,2%) e o ticket médio foi de R$493,00.

As categorias mais visadas foram:

  • eletrodomésticos;
  • perfumaria e cosméticos;
  • moda e acessórios;
  • casa e decoração, telefonia e celulares;
  • livros;
  • saúde;
  • informática;
  • esporte e
  • lazer e eletrônicos.
  • Conclusão

    Citamos aqui as datas sazonais tradicionais que são importantes para o comércio eletrônico. No entanto, existem muitas outras que podem estar relacionadas com o seu público. Podemos dar o exemplo do Dia do Orgulho Nerd, uma data muito importante para aqueles que se consideram nerds e geeks. Apesar de não ser uma data tradicional, se o seu público-alvo for esse, você deve apostar nele!

    Portanto, faça um mapeamento das datas sazonais e selecione aquelas que mais lhe convém. Em cima delas, invista em um bom planejamento e em estratégias de marketing, assim, você promove sua marca e, consequentemente, aumenta suas vendas.

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