Dia dos pais: saiba como usar a criatividade para vender mais!

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Dia dos pais: saiba como usar a criatividade para vender mais!

Há um velho ditado que diz que “A natureza pode fazer de qualquer homem um genitor, mas só o amor consegue transformá-lo em um pai”.

É uma frase verdadeiramente bonita e significativa, mas, no contexto de marketing e vendas, poderíamos substituí-la por:

“O dia dos pais pode fazer com que qualquer e-commerce venda mais, mas só a criatividade pode fazê-lo vender além da conta e superar todas as expectativas”.

O que estamos querendo dizer é que o período do dia dos pais, por si só, já aumenta as vendas na maioria dos setores do varejo, mas, para que a loja realmente fature alto, é preciso contar com algo que diferencie seu negócio de todos os outros: a criatividade.

Confira, a seguir, como usar a imaginação para que seu e-commerce estoure de vendas no dia dos pais!

Use e abuse do Cross-selling e Up-selling

O Cross-selling é uma ferramenta que permite que você ofereça ao seu cliente outros produtos relacionados àquele que está interessado, pois ele conhecerá itens que complementem o seu desejo, comprará mais do que estava pretendendo e ficará satisfeito por receber ótimas sugestões.

Já o Up-selling consiste em oferecer ao cliente complemento em sua compra, somando algum item àquele que já está colocando no carrinho, como uma garantia estendida, instalação de móvel, case para o celular, muito mais.

Exemplos de estratégia no dia dos pais

Se você tem uma loja de produtos de couro, é provável que, no período do dia dos pais, peças como carteiras, cintos, sapatos etc. terão bastante saída.

Para melhorar o cross-selling, é possível relacionar todos esses produtos e ainda criar uma mensagem personalizada, como “Veja também o produto X. Seu pai merece mais”

No up-selling, pode-se oferecer uma carteira ou cinto com mais qualidade, utilizando também mensagens que apelem para o lado emocional. Certifique-se, contudo, de utilizar o verbo “valer” neste caso, como “seu pai vale mais”.

Comova seu público

Por falar em emocional, uma boa estratégia de ação é tocar o coração do público através de homenagens em vídeo para os papais.

A ideia é pedir para que os clientes que compraram com você no dia dos pais passado gravem um depoimento contando como foi a experiência de compra e a reação dos pais em relação ao presente.

Ofereça um brinde ou um vale para aqueles que toparem te ajudar com essa campanha e depois edite ou contrate uma empresa profissional para editar o vídeo de modo que ele fique emocionante e encante o público. É possível, também, solicitar esses depoimentos em forma de texto, aumentando assim as possibilidades de divulgação.

Meio de divulgação

Existem diversos meios para divulgar esse conteúdo, podendo ser através das redes sociais, diretamente na página da empresa, por e-mail marketing ou linkando-o na própria plataforma de e-commerce por meio de um botão que redireciona o usuário para o Youtube.

Esta última opção talvez seja a mais efetiva, pois o vídeo terá impacto direto no momento de decisão de compra do cliente, já que ele estará vinculado à descrição dos produtos.

No caso dos textos, além das redes sócias, e-mail marketing ou na própria plataforma, pode-se também apostar em uma publicidade fora do mundo digital, como em jornais, revistas, outdoors etc.

Crie conteúdo específico para o seu público

Todo mundo sabe a importância de entregar conteúdo relevante ao público para ter melhores resultados na atração de clientes, principalmente em datas sazonais.

Mas, para potencializar ainda mais essa estratégia, é preciso sair do padrão e se diferenciar da concorrência.
“Mas, como fazer isso”?, você deve estar se perguntando. Simples: explorando ao máximo o perfil e os diferenciais do seu público.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de cosméticos e maquiagem, pode-se fazer um artigo sobre “pais maquiadores” ou explorar a maquiagem masculina como um presente diferente e original.

Certamente, não haverá muitos conteúdos como esse, o que permitirá que a sua marca se destaque das lojas concorrentes.

Crie sessões ou hotsites exclusivos para o dia dos pais

Uma outra ação criativa para alavancar a venda nos dias dos pais é criar um hotsite exibindo ofertas de produtos e promoções exclusivos para a data.

Pode-se elaborar, inclusive, chamadas para ação que saiam do comum, como “Neste dia dos pais, a (nome da loja) vai te ajudar a escolher um presente à altura do seu pai. Clique aqui”.

Conclusão

Albert Einstein já dizia que a “Criatividade é inteligência, divertindo-se”, por isso, explore sua inteligência para criar ações chamativas e originais no dia dos pais, destacando-se da concorrência e atraindo o tipo certo de público para o seu e-commerce.

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