Dia do Consumidor 2019: a Black Friday do primeiro semestre!

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Dia do Consumidor 2019: a Black Friday do primeiro semestre!

As pesquisas mostram que essa data sazonal tem crescido no mercado virtual, não é à toa que vem sendo chamada de “Black Friday do primeiro semestre” – diga-se de passagem, é uma comparação ótima, não?!

Para esse artigo, trouxemos a “Pesquisa de Intenção de Compra – Dia do Consumidor de 2019” realizada pela Social Miner (plataforma de engajamento) para mostrar o que você pode esperar dos consumidores que estão aguardando essa data.

Falaremos sobre as categorias favoritas, o quanto as pessoas estão pensando em investir, quando pretendem começar a acompanhar as promoções, se pretendem ser fiéis às lojas que já compraram algo e muito mais. Confira!

O que é o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor foi instituído em 2014 em homenagem ao Dia Internacional do Consumidor e é usado também para movimentar o comércio no primeiro trimestre do ano (o evento acontece no dia 15 de março), atraindo a atenção daqueles que querem consumir algo e não dispensam uma promoção, seja para comprar produtos para si ou para o feriado da Páscoa.

Quantos pretende aproveitar as ofertas?

Dentre os entrevistados que conhecem a data, 50,9% responderam que pretendem aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor e 44,5% ainda não sabem se vão consumir algo – temos um grupo muito grande cheio de potencial e que precisam só de um empurrãozinho para mudar de ideia e realizar uma compra.

E você sabe o que chama a atenção dos usuários, certo? Frete grátis, promoções relevantes, desconto na segunda compra, entre outros! Eles estão só à espera de ações atrativas das lojas virtuais.

Os usuários já estão pesquisando?

A pesquisa mostrou que 45,3% dos entrevistados que estão engajados com o Dia do Consumidor já estão de olho nas ofertas (praticamente 1 mês antes); 18,8% pretendem iniciar as pesquisas com 15 dias de antecedência; 20% vão buscar os produtos uma semana antes do evento; 6,1% vão procurar as ofertas um dia antes e 9,8% disseram que só olharão isso no dia.

Vale a pena usar isso a seu favor e aproveitar o tráfego estimulado pela data para cadastrar os visitantes. Assim, você poderá utilizar esses leads para divulgar suas campanhas (isso vale tanto para essa data sazonal como para as outras).

Quais são as categorias favoritas?

Sobre as categorias de produtos mais procuradas pelos consumidores nesse Dia do Consumidor, temos: moda e acessórios (52,2%), eletrônicos (46,1%), beleza e saúde (45,7%), informática (45,3%), telefonia (43,7%), livraria (39,6%), eletrodomésticos (33,1%), móveis (32,2%), viagem (24,1%), bebidas (15,1%), bebês (12,2%) e outros (3,7%).

Quanto eles pretendem gastar e como farão o pagamento?

Os consumidores estão bastante otimistas com a data e pretendem comprar produtos com valores mais altos. Assim, 33,4% dos entrevistados revelaram que visam investir mais de R$500,00 em compras no Dia do Consumidor (sendo que, dentre esses, 11,4% estão se planejando para pagar mais de R$1.000,00) e 24,1% dos respondentes planejam investir entre R$201,00 e R$500,00.

Quanto às formas de pagamento, temos que: 60% dos entrevistados mencionaram que preferem usar o cartão de crédito, 43,3% o cartão de débito, 34,7% o boleto e 9,4% pretendem optar pela transferência. Ou seja, é aconselhável que sua loja virtual tenha diferentes opções de pagamento para que você tenha mais chances de agradar todos os perfis de público.

Os clientes são fiéis mesmo?

Respondendo à pergunta: sim, eles são! 69,6% dos entrevistados concordaram que pretendem comprar na mesma loja que já compram regularmente. Isso mostra como as estratégias de fidelização do público não são nem um pouco em vão e ainda te ajudam a vender mais.

Portanto, na hora em que for criar suas ações para o Dia do Consumidor (e todas as outras datas sazonais), não esqueça de fazer estratégias para agradar esses seus clientes antigos, assim, você continua encantando-os e tornando-os cada vez mais engajadores da empresa.

O que os consumidores levam em consideração na hora de comprar?

Não é nenhuma novidade que o preço dos produtos é um dos pontos que mais chama atenção do usuário na hora de realizar a compra, independente da data, e não será diferente no Dia do Consumidor: 62,2% dos entrevistados afirmaram que acham esse ponto bastante relevante.

E não para por aí: 15% afirmaram que procuram pesquisar sobre a marca para saber se é confiável; 14,2% mencionaram que também procuram saber se o e-commerce é confiável. Além disso, também foi citado que os consumidores levam em consideração a forma de pagamento (3,3%), o valor do frete (2,8%) e o tempo de entrega (2,4%).

Conclusão

Bom, agora que você sabe como o consumidor vai se comportar no Dia do Consumidor, vale ressaltar que é muito importante as empresas compreenderem que, para ter resultados positivos em uma campanha de data sazonal, elas precisam focar em toda a jornada de compra do cliente (desde o primeiro contato com a loja virtual até o pós-venda), criando estratégias de acordo com o seu público-alvo, para vender mais, fidelizar os clientes e torná-los engajadores da empresa.