Dia das Mães 2019: o e-commerce cresce novamente!

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Dia das Mães 2019: o e-commerce cresce novamente!

O Dia das Mães acabou de passar e não foram só elas que se beneficiaram nessa data. Isso porque, segundo o Ebit, durante os dias 27 de abril e 11 de maio de 2019, o e-commerce faturou R$2,2 bilhões, valor 5% maior em comparação com o mesmo período de 2018.

Além disso, foram registrados 5,5 milhões de pedidos, significando um aumento de 20%. Ou seja, mais uma vez essa data foi um sucesso de vendas! A Social Miner (plataforma de engajamento) realizou um relatório sobre o comportamento do consumidor no período que antecede o evento (de 14 de abril a 12 de maio). Vem conferir o resultado!

1. Quando aconteceu os picos de visita em e-commerces?

Houve um pico de visitas em e-commerces no final de semana anterior ao Dia das Mães (entre os dias 4 e 6 de maio). Isso mostra que as pessoas deixaram para procurar os presentes poucos dias antes evento, comportamento característico dos brasileiros.

2. E quanto aos picos de venda?

Foram observados dois picos de compras, sendo o primeiro no dia 26 de abril e o segundo (e maior) no final de semana anterior ao evento (entre os dias 6 e 8 de maio).

Dessa forma, além de pesquisarem os produtos com pouca antecedência, os consumidores deixaram para adquirir os presentes na última hora. Essa mesma movimentação foi observada no Dia das Mães de 2018.

3. Quais foram as categorias que mais venderam?

Beleza e saúde (27,10%), eletrodomésticos (26,83%), multicategorias (15,89%) e moda (15,28%) foram as categorias que mais se destacaram nesse evento. Em seguida, vieram produtos de livraria (4,72%), bebidas (4,69%), hotéis e viagens (3,25%), varejo de nicho (2,12%) e alimentos (0,13%).

4. Qual foi o ticket médio de categoria?

Levando em consideração a média de valores gastos por categoria, as que tiveram maior destaque foram hotéis e viagens (R$1.772,76), eletrodomésticos e eletroportáteis (R$931,40) e multicategorias (R$798,95). Em seguida, vieram Alimentos (R$281,60), moda (R$262,82), varejo de nicho (R$255,10), bebidas (R$215,44), livraria (R$187,61) e beleza e saúde (R$118,56).

5. O que foi mais utilizado nas compras: desktop ou mobile?

O desktop continua sendo utilizado pela maior parte dos consumidores: nesse evento, ele foi responsável por 67,84% das vendas, tendo um aumento de 3,3% comparado ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, o mobile foi utilizado em 32,16% das vendas.

6. Qual foi a forma de pagamento mais escolhida? Houve parcelamento das compras?

A forma de pagamento mais escolhida foi o cartão de crédito (96,60%); em seguida, o boleto bancário, que foi utilizado em 3,37% das compras; por fim, temos o cartão de débito representando 0,03%. Quando as formas de parcelamento, 80,4% das compras foram feitas em uma parcela só; 15,6% das vendas foram parceladas de 2 a 6 vezes; e 4% dos consumidores optaram por dividir em 7 vezes ou mais.

Dicas para o pós-venda
Como a data passou, agora você precisa pensar em ações que envolvam agradecer aqueles consumidores que escolheram comprar algo em sua loja virtual durante o evento (tanto os novos como os antigos), tentar trazê-los de volta para uma recompra e fidelizá-los. Então, fique atento às dicas de ações de pós-venda que separamos para você:

1. Entre em contato para agradeça a preferência

Independentemente da forma que isso será feito, aposte em uma comunicação individualizada, que fará seu cliente se sentir único (afinal, ser tratado com exclusividade é muito mais atrativo). Isso ajuda a estreitar os laços entre você e o consumidor.

Além disso, é possível aproveitar esse contato para verificar a opinião dele sobre o atendimento. Agindo assim, mostra que você se importa com a opinião do cliente e avalia como vai o seu negócio (se sua empresa está agradando o público, onde deve melhorar, etc.).

2. Mantenha o contato quando necessário

A partir do momento em que o cliente compra algo em seu e-commerce, ele abre uma porta e permite a aproximação. Então, saiba utilizar isso a seu favor. Notifique sobre as promoções, busque saber a opinião deles sobre o que envolve a loja, dê dicas relacionadas com o seu mercado, enfim, interaja com ele e se faça presente através de conteúdos interessantes (e não foque apenas nos produtos).

3. Ofereça algum benefício

Quer trazer o consumidor para uma segunda (terceira, quarta, quinta, etc.) compra? Oferecer brinde, descontos, frete grátis, vale-presente e/ou promoções exclusivas para aqueles que compraram em seu e-commerce durante o evento! Esse é um método bastante tradicional e muito útil para atrair os clientes.

Conclusão
Com esses dados, fica bastante claro que o Dia das Mães é uma grande oportunidade para os e-commerces: além de faturarem significativamente com essa data sazonal, os lojistas ainda conseguem aumentar a sua cartela de clientes (principalmente se utilizar estratégias de pós-venda).

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