Como usar o Redirecionamento 301 em sua loja virtual

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Como usar o Redirecionamento 301 em sua loja virtual

O Redirecionamento 301 é o processo de linkar uma URL antiga a uma nova. Deve ser feito com muito cuidado, principalmente quando se trata de e-commerce, porque exige que sejam adotadas certas atitudes de forma premeditada para não ter prejuízos depois. Falaremos aqui sobre como e quando utilizá-lo e a sua importância para a otimização dos mecanismos de busca.

Para que serve?

Vamos fazer uma analogia para compreender melhor como o Google interpreta o redirecionamento: imagine que uma pessoa quer comprar uma camisa, vai até a loja física e, ao chega em frente a ela, se depara com a porta fechada. Quais atitudes ele pode tomar a partir daqui?

Se o lojista se preocupou em alertar os clientes sobre a mudança, colocando uma placa na porta do antigo estabelecimento informando qual é o novo endereço, ele poderá encaminhar-se até o local, certo? Agora, se o lojista não se preocupou com esse detalhe, o cliente chegará no endereço antigo e não saberá para onde seguir.

Assim como no mundo físico, o mundo virtual também possui sua placa de “mudamos de endereço”: chamamos de Redirecionamento. Como o próprio nome sugere, é uma instrução configurada no servidor que interpreta que a página A agora é página B, portanto, quando o visitante acessar a primeira, ele será automaticamente encaminhado (redirecionado) para a segunda. Dessa forma, evita-se impactos negativos na experiência do usuário e nos resultados em ferramentas de busca.

Quando usar

O tipo mais utilizado é o Redirecionamento 301, para quando a página alterada não voltará mais para a sua versão antiga, ou seja, será uma mudança permanente. Há três cenários que pedem a utilização desse recurso: o primeiro é para unir duas URLs aparentemente iguais, mas que são interpretadas pelo Google como coisas diferentes e que podem vir a ser consideradas conteúdo duplicado.

Por exemplo, https://minhaloja.com.br/ e https://www.minhaloja.com.br/ são lidas diferentes, assim, você deve escolher com qual URL você quer trabalhar e redirecionar a outra para ela – se você escolheu a primeira, redirecione a segunda para ela.

O segundo cenário é quando precisa redirecionar páginas que não existem mais para outras. Quando uma página for excluída, é interessante linkar com outra igual ou semelhante, para não deixar o cliente se perder e sair da sua loja virtual (evita a evasão).

Se você excluiu a URL https://minhaloja.com.br/meu-produto-de-exemplo, porque não tem mais esse produto em estoque ou não trabalhará mais com ele, vale a pena redirecioná-lo para um produto semelhante. Exemplo, a primeira é uma camiseta vermelha básica gola V, use o recurso para levar o cliente para a camiseta vermelha básica gola U.

O terceiro cenário é para quando for necessário fazer a migração da hospedagem da loja. É importante fazer o redirecionamento quando há alteração da URL após realocá-la (caso a URL permaneça a mesma, não é preciso usar esse recurso).

Por exemplo, se a URL inicial do seu e-commerce for https://minhaloja.com.br/ e, ao trocar de plataforma, você precisa mudá-la (por algum motivo) para https://minhaoutraloja.com.br/, é importante redirecionar a primeira para a segunda antes de realizar a alteração, para não deixar o usuário te perder de vista, dando de cara com o famoso Erro 404.

Foram citados pontos importantes nesse tópico: o conteúdo duplicado, a evasão do cliente e o Erro 404. Todos esses pontos influenciam de maneira negativa em uma ferramenta que deve ser a melhor amiga do lojista: o SEO.

SEO e Redirecionamento 301

SEO é uma sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas que são utilizadas em páginas virtuais a fim de melhorar seus rankings orgânicos.

O objetivo dessa ferramenta é fazer a plataforma alcançar as primeiras páginas do Google, gerando mais tráfego e autoridade para o seu e-commerce, que ganhará mais destaque, visibilidade, lead, clientes e aumentará o seu faturamento.

O processo de redirecionamento é utilizado para evitar que a loja virtual perca tráfego, ranking e autoridade, porque tudo o que foi conquistado organicamente na página anterior é carregado para a atual. Dessa forma, os motores de busca entenderão que é uma plataforma antiga, não precisando começar a classificação da loja do zero.

Outro ponto é que se o e-commerce possui um número expressivo de páginas com Erro 404 ou é acusado de duplicação de conteúdo, ele pode ser penalizado pelos algoritmos de posicionamento do Google, porque esses erros definitivamente vão na contramão das ações que garantem uma experiência positiva.

Conclusão

É muito frustrante se deparar com aquela famosa mensagem “Erro 404: Página Não Encontrada”, não é?! Então, sabe aquele ensinamento “nunca faça para os outros o que você não gostaria que fizessem para você”, ele cabe perfeitamente aqui, porque ninguém gosta dessa mensagem (nem nós, nem vocês e nem os clientes de vocês). Portanto, utilize o Redirecionamento 301 para melhorar a experiência dos seus clientes e evitar problemas com os mecanismos de busca.

Mas atenção: não confunda Redirecionamento 301 com o Redirecionamento 302! O primeiro é usado para mudanças permanentes, enquanto segundo é para coisas temporárias. Ao confundir a atuação dos dois, sua loja virtual poderá perder força e autoridade nos mecanismos de busca – um exemplo é o fato do Redirecionamento 302 não transferir à nova URL o que foi conquistado organicamente.