Como evitar o carrinho abandonado?

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Como evitar o carrinho abandonado?

Você, como consumidor, já deve ter passado pela situação de carrinho abandonado. Não conhece esse termo? Imagine o seguinte: você escolhe detalhadamente os produtos que quer levar, coloca no carrinho e, na hora de efetuar o pagamento, acaba desistindo da compra.

Essa situação já faz parte do dia a dia de donos de lojas virtuais, e pode acontecer por inúmeros fatores: falta de facilidade na navegação, valor do frete acima do esperado ou até mesmo desconfiança com a segurança do site.

Se isso acontece com sua loja virtual, não de desespere! Essa situação ocorre com diferentes e-commerces, dos mais variados portes. Segundo pesquisas de mercado, a média de carrinhos abandonados em lojas virtuais da América Latina é de, aproximadamente, 75%.

O que sabemos é que a etapa entre o carrinho e a finalização de compra é realmente muito delicada, e exige cuidados especiais.

A boa notícia de tudo isso é que um carrinho abandonado não quer dizer uma venda perdida.  Pesquisas de mercado apontam que 72% dos clientes estão dispostos a dar uma segunda chance à loja.

Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas de como evitar o abandono de carrinho e, desta maneira, aumentar a lucratividade do seu negócio. Porém, para isso, é necessário entender primeiramente os motivos que levam o consumidor a abandonar os produtos durante a finalização de compra.

Falta de informação durante a compra

A maioria dos carrinhos abandonados acontece porque, durante a finalização da compra, o cliente se depara com algo que não foi antes divulgado.

Um exemplo disso é o valor do frete. Muitas plataformas permitem o cálculo do frete apenas na etapa final de compra. Dessa maneira, se o valor do frete for acima do esperado, o cliente estará propenso a desistir da compra.

Os meios de pagamento também devem ser mostrados de maneira bem clara. O cliente deve saber quais as formas de pagamento são aceitas para, então, fazer a compra com mais segurança. Deixar de mostrar essas informações só aumenta a chance de surpresas negativas e abandono de carrinho.

Checkout complicado

Quando o cliente está finalizando a compra, o que ele mais deseja é rapidez e facilidade. Por isso, um checkout longo e complicado é a fórmula perfeita para um carrinho abandonado.

Páginas enormes, com inúmeros campos e um formulário colossal espantam o cliente, fazendo com que ele abandone o carrinho e procure os mesmos produtos em outra loja.

O ideal é facilitar ao máximo, garantindo informações sem se alongar. Muitas páginas vinculam o cadastro ao login do Facebook e, com isso, otimizam uma grande parte do tempo.

Loja não adaptada para mobile

Nada pior do que tentar comprar em um site que não é adaptado para ambiente mobile. O relatório Webshoppers de 2017 mostrou que o número de compras feitas em dispositivos mobile só tende a aumentar.

Por isso, é muito importante que sua loja virtual seja totalmente adaptável para smartphones e tablets. Botões pequenos e difíceis de clicar ou letras muito pequenas só estimulam o cliente a sair da sua loja sem finalizar a compra.

Esses só são alguns de muitos outros problemas que levam o usuário a abandonar os produtos que estavam comprando. Para cada um deles, existe uma diferente solução e estratégia, que visa diminuir o número de carrinhos abandonados.

Mas lembre-se: nem todos os carrinhos abandonados acontecem exclusivamente por culpa da loja virtual. Existem também motivos externos, como esquecimento, queda de energia ou até mesmo distração por parte do usuário.

Utilize overlay de abandono

O overlay de abandono é aquela pequena janela que aparece quando você dirige o cursor do seu mouse para fechar a página. Muitas empresas apostam nessa estratégia, e utilizam frases divertidas ou até mesmo oferecem descontos para que a pessoa não feche a janela e volte a comprar.

Utilize e-mail

O e-mail é utilizado dentro de diversas etapas do marketing, e agora não seria diferente. O ideal é enviar um e-mail de recuperação, mostrando ao cliente todos os produtos que ele deixou, e incentivando-o a concluir a compra.

Ofereça descontos ou benefícios

Uma boa estratégia é oferecer, ao usuário, uma vantagem para que ele conclua a compra. Pode ser um produto em oferta, um desconto no valor final, ou até mesmo o frete grátis.

Se não conseguir oferecer o frete grátis, ofereça desconto parcial na entrega. Desta maneira, o cliente enxerga o benefício e volta para buscar os produtos que abandonou.

Além dessas dicas, promova uma pesquisa de satisfação e investigue porque os usuários estão deixando de finalizar a compra em sua loja. Aplique estratégias e melhorias a partir dos dados coletados.

Boas vendas!

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