Como alcançar seu consumidor por meio da Psicologia das Cores

Psicologia das Cores - Como alcançar seu consumidor por meio da Psicologia das Cores

Como alcançar seu consumidor por meio da Psicologia das Cores

A percepção do consumidor é um fator extremamente importante durante o processo de compra. Dentro disso, as cores exercem um fator fundamental, e influenciam o usuário de maneira positiva ou negativa. Para maior conhecimento sobre este assunto, vamos falar sobre a Psicologia das Cores.

Pesquisas de mercado nos mostram que 93% dos consumidores levam em conta a aparência de uma loja na hora de fazer a compra. Por isso, saber quais cores utilizar durante uma campanha de marketing, ou até mesmo na composição do layout da sua loja virtual, faz toda a diferença para o público. Algumas cores transmitem certos estímulos, que podem ou não ter relevância dentro do segmento da sua empresa.

A partir deste conhecimento, é possível aplicar algumas técnicas de psicologia das cores, tanto em sua loja virtual, quanto em sua comunicação.

Por onde começar?

Elabore a identidade visual da sua marca. Para isso, entre em contato com uma empresa especializada em marketing.

A identidade visual da sua marca é o primeiro passo para elaborar uma estratégia baseada na psicologia das cores.

Mas lembre-se: o significado das cores não é o mesmo para todos os segmentos. As reações dos consumidores podem mudar em decorrência de sua vivência, bagagem cultural ou área de interesse. Por isso, recomendamos que sejam feitos testes até, por fim, descobrir qual paleta de cores mais se adequa ao seu negócio.

As cores e seus significados

Cada cor possui determinado significado e reação no cérebro do consumidor. Cada cor desencadeia um reflexo em nosso subconsciente e este, muitas vezes, é responsável pela ação de compra.

Azul

Já reparou que grande quantidade de clínicas ou odontologias utilizam, em sua identidade, a cor azul? Isso acontece porque essa é uma cor que transmite confiança e tranquilidade. Além disso, o azul é responsável por sentimentos de frescor e higiene.

Em tons mais escuros, o azul pode significar nobreza ou poder.

Dentre todas as cores, é a que menos apresenta rejeição, porque frequentemente está ligada à segurança.

Amarelo

Vivacidade, energia e criatividade: essas são as palavras que definem a cor amarela. Por ser uma coloração iluminada, o amarelo estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor que age com sensação de alegria e felicidade.

Geralmente, essa cor é utilizada em ações de comunicação em que se precisa chamar a atenção do consumidor. Isso acontece porque o amarelo age como um sistema de recompensa, interferindo no sistema dopaminérgico.

Verde

A cor verde está diretamente associada à harmonia, equilíbrio e positividade. É uma cor que permite conexões emocionais, e é ligada à tomada de decisões e pensamento criativo.  O verde também é muitas vezes utilizado em marcas que desejam ter sua imagem vinculada à natureza.

O ponto interessante da cor é a capacidade de motivar o cliente a seguir em frente. Por isso, muitos botões de compra ou links para “avançar” utilizam verde em sua composição.

Vermelho

O vermelho é, sem dúvidas, a cor que possui mais capacidade de atrair a atenção do consumidor. É uma cor diretamente ligada à emoção e dinamismo, e é muito utilizada em marcas que querem causar sensação de urgência e impulsividade.

Por isso, marcas que fazem uma liquidação, promoção, ou que usam, como apelo de compra, o desejo instantâneo do consumidor, utilizam vermelho em sua comunicação e composição de marca.

Com essas informações, é possível determinar as cores que mais se adequam ao seu negócio, afim de chamar atenção e se relacionar positivamente com seu consumidor. Mapeie seu público-alvo, faça um planejamento e comece os testes!

Sucesso e boas vendas!

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