Comércio eletrônico deve crescer 16% em 2019

Temos um recado importante: as perspectivas para o comércio eletrônico em 2019 estão bastante otimistas, podemos comemorar! Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico deve crescer 16% neste ano. É esperado um total de 265 milhões pedidos efetuados, ticket médio de R$301,00 e faturamento de R$79,9 bilhões.

De 2011 a 2017, o e-commerce brasileiro partiu de R$18,5 bilhões e atingiu R$60 bilhões – nesse período, o faturamento aumentou 224,3%! A ABComm também estimou que o faturamento de 2018 aumentaria 15%, atingindo R$69 bilhões, além de esperar mais 220 milhões de pedidos.

Essa alta nos dados mostra que esse setor está com crescimento contínuo e acelerado, deixando cada vez mais consistente sua participação no cenário mercadológico nacional. Os motivos para isso acontecer são vários: loja virtual não possui limite geográfico, fica aberta 24 horas por dia e 7 dias por semana, proporciona maior comodidade para o cliente, possuem maior facilidade em disponibilizar mais condições de pagamento, entre outros.

Aliado a essas e outras tantas vantagens, Maurício Salvador (presidente da ABComm) justifica que esses dados bastante otimistas vêm da melhora no cenário econômico e na elevação da confiança do consumidor. Tudo isso junto cria um cenário perfeito para a popularização do e-commerce.

Uso de mobile

Os dados nos mostram que as vendas online realizadas através de desktop ainda são predominantes, sendo, atualmente, responsável por quase 70% do total anual, mas é preciso ficar atento a um dado muito importante: espera-se que, em 2019, 33% das vendas efetuadas sejam feitas através de dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Portanto, fica aqui a nossa dica: se sua loja ainda não possui um ambiente próprio para mobile pensada e otimizada para tornar a experiência do consumidor mais agradável, é preciso correr atrás disso para não perder vendas!

Escrito por

O autor ainda não adicionou nenhuma informação ao seu perfil