Ainda dá tempo: veja ações de última hora para aumentar as vendas do seu e-commerce no dia das crianças!

O dia das crianças é realmente uma data mágica, não é mesmo? A alegria dos pequeninos contagia a todos, fazendo com que voltemos a ser criança por pelo menos alguns momentos. Toda essa magia acaba afetando não só o estado de espírito das pessoas, mas também seus hábitos de consumo. Isso quer dizer que, nessa data, existe um aumento nas vendas do varejo online de todos os segmentos, mesmo nas lojas cujo publico-alvo não seja infantil.

Apesar de haver um crescimento natural nas vendas, existem algumas práticas fáceis e rápidas que todos os e-commerces podem adotar para garantir ainda mais o faturamento, mesmo faltando poucos dias para o feriado.

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura!

Faturamento do dia das crianças em 2018

De acordo com um levantamento feito pela Ebit, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 1,82 bilhão somente durante o Dia das Crianças. Esses números representam um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2017, cujo faturamento foi de 1,73 bilhão de reais.

Foram registrados, ao todo, 4,5 milhões de pedidos. Isso equivale a um aumento 10% quando comparado a 2017. A Ebit considerou as compras realizadas no e-commerce entre os dias 28/09 a 11/10 de 2018 para elaborar a pesquisa.

Ações que seu e-commerce pode adotar pouco antes do dia das crianças

É verdade que algumas práticas de preparação para períodos sazonais precisam ser feitas com antecedência. No entanto, algumas atividades são mais simples e rápidas, podendo ser feitas com apenas alguns dias de antecedência. Confira algumas delas:

1) Aposte na nostalgia

Todos os usuários de redes sociais já perceberam que, nas semanas que antecedem ao dia das crianças, a linha do tempo se torna uma exposição de imagens antigas de crianças. Isso acontece porque os amigos trocam as fotos atuais do perfil para uma foto de quando eram crianças, transformando o ambiente em um gatilho para sentimentos nostálgicos e saudosistas.

Aproveite esse gancho para chamar a atenção da sua loja, seja ela de qual segmento for. Publique imagens de brinquedos antigos e populares de cada geração, fazendo com que as pessoas queiram compartilhar e marcar os amigos para visualizarem a publicação.

Para entrar ainda mais no clima, uma dica é alterar as imagens do perfil e capa das redes sociais. Assim, produza imagens especialmente para o dia das crianças.
Não é necessário fazer nada muito elaborado, apenas adicione alguns detalhes à foto que remetam à data.

2) Elabore combinações e complementos de presentes

Não é incomum que os consumidores precisem comprar mais de um presente no dia das crianças. Por exemplo, os pais podem ter mais de um filho, assim como sobrinhos, afilhados, filhos de amigos etc.

Eles, provavelmente, precisarão de presentes diferentes para cada uma das crianças. Assim, você poderá aproveitar essa necessidade para estimulá-los a comprar todos eles na sua loja.

Elabore ofertas e descontos com combinações diversas, como presentes para menino e menina ou diferentes faixas etárias. Pense em combinações criativas e aproveite os recursos de Cross-selling e Up-selling da sua plataforma (se ela disponibilizar), para oferecer produtos complementares ou com maiores benefícios.
Essa estratégia pode ser bastante certeira e efetiva por diversos motivos. Um dos principais é o fato de o cliente pagar um único frete e receber mais de um produto em sua casa.

Pagamento com dois cartões

Além dos recursos de Cross-selling e Up-selling, uma boa estratégia para estimular os clientes a comprarem todos os presentes da criançada na sua loja é disponibilizar ao cliente a opção de fazer o pagamento com dois cartões.

Uma plataforma de e-commerce mais completa, geralmente, oferece esse recurso. Isso quer dizer que ela permite que o cliente divida o valor da compra em dois cartões de crédito caso algum deles não tenha limite suficiente, por exemplo.

Aliás, essa pode ser uma boa estratégia de marketing para aquelas pessoas que também deixaram para comprar os presentes na última hora. Um anúncio bastante certeiro seria algo do tipo:

“Você acabou de descobrir que seu cartão não tem limite para comprar o presente da criançada e está com medo de não conseguir resolver a situação a tempo? Não se preocupe! Na nossa loja, você consegue dividir o valor dos produtos em dois cartões diferentes.”

Com certeza, haverá clientes que se interessarão em comprar na sua loja por se identificarem com essa situação. Isso, sem dúvidas, aumentará as vendas e o ticket médio da sua loja.

3) Invista no Remarketing sazonal

O Remarketing é aquele anúncio que aparece “seguir” o usuário em todos os lugares, no Facebook, Google, Instagram, e-mail etc.

Algumas pessoas acreditam ser coincidência, outras se espantam e falam até em magia. Na verdade, essa estratégia apenas utiliza a tecnologia para identificar usuários que tiveram algum contato com a empresa. Um dos fatores que ajudam no Remarketing é a ferramenta de “carrinho abandonado” disponibilizada por algumas plataformas de e-commerces. Essa ferramenta avisa ao lojista quando alguém fez login na loja mas não adquiriu nenhum produto.

Dessa forma, se for identificado que um usuário acessou a sua loja virtual em datas próximas a algum feriado, como o dia das crianças, e, por algum motivo, saiu da loja sem finalizar a compra, uma dica é enviar mensagens personalizadas referindo-se à data. Por exemplo: “Olá, fulano, tudo bem? Você já viu as nossas ofertas do dia das crianças? Acesse aqui e garanta o presente dos pequenos”.

Conclusão

Como visto, existem algumas ações que não demandam muita antecedência para aumentar as vendas da loja virtual em períodos sazonais.
No entanto, é sempre aconselhável que o lojista disponha de uma plataforma de e-commerce com recursos avançados que o ajudem a vender muito mais, já que eles ajudarão a colocar em prática muitas dessas estratégias citadas no texto.

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