A importância das métricas no marketing digital

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A importância das métricas no marketing digital

Ter dados que possam ser mensurados é fundamental para qualquer empresa. Com eles, você consegue comparar desempenho de campanhas e reduzir erros, tornando a comunicação ainda mais assertiva. Por isso, é importante saber interpretar métricas para, então, otimizá-las.

As métricas são dados imprescindíveis dentro da estratégia de marketing digital. Com elas, é possível analisar como o público está reagindo à comunicação, além de conversão em visitas no site ou vendas, por exemplo. Ou seja: para ter crescimento exponencial, é preciso mensurar resultados.

Porém, é preciso tomar cuidado. Uma má interpretação das métricas pode gerar ações erradas e, por consequência, resultados diferentes do que era esperado. Por isso, sempre busque orientação de uma empresa profissional de marketing. Somente um profissional poderá orientar sua empresa dos próximos passos e ações a serem tomados.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta oferecida pelo Google, que tem como objetivo mensurar dados a respeito do seu site.

O número de visitantes, por exemplo, mostra quantas pessoas acessaram a página em determinado período. Além disso, é possível verificar de qual localização a pessoa acessou, além de dados como sexo e origem de tráfego.

A taxa de rejeição também é uma métrica fundamental para otimização de um site ou loja virtual. Com ela, é possível saber a porcentagem de pessoas que entrou no seu site e saiu com pouco tempo de navegação, sem entrar em outras páginas. Ou seja: provavelmente um usuário que acessou a página e não encontrou o que queria.

Muitas lojas virtuais e sites sofrem com alta taxa de rejeição por falta de facilidade na navegação. Quando o usuário se depara com essa dificuldade de utilização, sai sem antes conhecer o restante dos produtos ou conteúdo.

Google Adwords

O Google Adwords (anúncio de site ou loja virtual no Google) também fornece diversos dados, e serve para que sua empresa analise o retorno que tem sobre o investimento em divulgação.

Nele, é possível saber o custo de cada clique e palavra-chave utilizada, através de métricas como CPM (Custo por Mil) e CPC (Custo por Clique).

Além disso, é possível também ter acesso ao Custo por Lead. A métrica é calculada com base no valor do investimento, cliques e leads gerados. Com ela, sua empresa consegue verificar a conversão de usuários em Leads, e analisar a qualidade dos conteúdos produzidos.

A partir desses dados, sua empresa consegue analisar o ROI (Retorno sobre Investimento), além de entender como os valores estão sendo investidos e modificar o que for necessário para otimização dos resultados.

É importante lembrar que toda ação feita dentro de rede sociais também oferece métricas específicas. Um anúncio com Facebook Ads, por exemplo, oferece dados como cliques, impressões e taxa de engajamento. Todas essas métricas são importantes para análise da reação do público para com a campanha.

Por isso, é essencial que sua empresa, junto com uma agência especializada em marketing, estejam a par dos resultados e façam reuniões periódicas para análise e tomada de ações para otimização. Somente desta maneira seu negócio alcançará os resultados desejados.

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