A importância das avaliações para sua empresa

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A importância das avaliações para sua empresa

Com a ascensão das redes sociais, e a constância de busca de informações na internet, todos os usuários viraram influenciadores. Uma opinião postada na internet pode ser algo valioso, tanto para quem busca uma informação, quanto para a loja virtual referenciada. Por isso, é muito importante tomar cuidado com as avaliações do seu e-commerce.

Atualmente, a reputação de uma marca está diretamente relacionada em como ela é vista por usuários e consumidores no meio digital. Além disso, a rapidez com que as informações são disseminadas é impressionante: e isso pode ser positivo ou muito negativo.

Um cliente satisfeito com os produtos e serviços adquiridos, e que teve uma boa experiência durante a compra, além de ser um possível cliente fidelizado, pode espalhar opiniões positivas sobre sua empresa, indicando-a para colegas e amigos. Já uma situação em que o cliente foi mal atendido, ou teve uma experiência negativa durante a compra pode gerar uma repercussão negativa a respeito da marca.

Além disso, pesquisas de mercado apontam que mais de 90% dos consumidores buscam informações na internet antes de adquirir um produto. Por isso, é importante imaginar que seu cliente pode estar pesquisando sobre sua loja virtual agora. O que ele encontraria? Depoimentos positivos ou negativos?

Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas de como prezar pela reputação da sua empresa, gerenciando e monitorando avaliações, tanto positivas quanto negativas.

Monitore as redes sociais

As redes sociais são um excelente canal de relacionamento entre empresa e usuário. Porém, se esse relacionamento não for fortificado, e se, porventura, algum comentário negativo se espalhar, a reputação da sua marca pode ser prejudicada.

Por isso, indicamos monitoramento constante. Contrate uma empresa que possua profissionais de Social Media, responsáveis por cuidar da sua página e gerenciar comentários e avaliações, tanto positivos quanto negativos.

Aja com rapidez

Além disso, busque ser o mais ágil possível, entrando em contato com o cliente que fez a avaliação rapidamente.

Se o cliente apresentar um problema em público, por meio de um comentário ou check-in, por exemplo, responda-o publicamente e leve-o a entrar em contato via inbox. Desta forma, o problema poderá ser resolvido sem gerar ainda mais repercussão.

Trate o cliente como você gostaria de ser tratado

Um cliente insatisfeito está mais propenso a falar da sua marca de maneira negativa. Por isso, é importante que o atendimento seja gentil e eficiente. Ofereça um desconto ou benefício e lamente-se pelo ocorrido.

Além disso, busque criar uma experiência positiva durante a resolução do problema. Trate-o com respeito e de maneira personalizada. Dê importância ao problema apresentado. Somente desta forma o cliente se sentirá reparado dos danos ocorridos.

Assim, você poderá prezar pela reputação da sua marca no meio digital. Fique atento aos comentários e avaliações, e permaneça sempre ao lado de seu cliente.

Sucesso e boas vendas!

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