Muitos empreendedores online acreditam que ter o e-commerce montado e iniciar as operações já lhes garantirá o sucesso; porém tê-lo criado é apenas o começo. É fundamental utilizar métricas para identificar o retorno obtido e saber qual caminho trilhar para conquistar o sucesso tão esperado.
Nesse sentido, seguem algumas métricas que podem determinar o sucesso de seu e-commerce:
1. Acompanhe e monitore a satisfação dos consumidores.
Utilize ferramentas como o Google Analytics ou ferramenta interna do seu sistema para acompanhar toda navegação de seus consumidores, como histórico de compras e todos seus principais hábitos;
2. Mensure seu funil de vendas.
Acompanhe o funil no processo de navegação e negociação, como tipos de visitantes e a taxa de conversão média, por exemplo.
3. Determine um retorno de marketing.
Essa atitude ajudará a identificar o retorno obtido com os esforços de marketing, bem como saber em quais pontos as estratégias precisam ser melhoradas.
Os maiores players do e-commerce nacional incorporam estas métricas em sua realidade; e aplicação das mesmas determina seu sucesso ou não.
Se você é um varejista online que está começando, ou está tentando crescer com sua empresa, a implementação de métricas como estas, ajudará seu e-commerce a prosperar de forma sustentável.
Sucesso e até a próxima!